• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Fitas de classificação de risco começam a ser utilizadas nas UPAs de Itajaí

Medida tem o objetivo de qualificar ainda mais o trabalho de urgência e emergência no município

Fitas de classificação de risco começam a ser utilizadas nas UPAs de Itajaí
Divulgação

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro Integrado de Saúde (CIS) e do bairro Cordeiros passaram a utilizar, nesta segunda-feira (27), as fitas de classificação de risco para atendimento aos pacientes. A medida garante que o usuário possa acompanhar melhor o tempo de espera. Já estão sendo distribuídas fitas azuis, verdes, amarelas, laranjas e vermelhas, de acordo com a gravidade do estado de saúde.

De acordo com o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina, com a introdução das fitas o sistema de classificação de risco das UPAs de Itajaí fica completo. “Com a fita o paciente consegue compreender melhor como funciona o protocolo de atendimento na urgência e emergência, no qual são atendidos primeiro os casos de maior gravidade”, afirma.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A medida também vai qualificar mais o trabalho feito nas UPAs do município. “Hoje Itajaí já tem uma das melhores estruturas municipais de Saúde do Estado e pretendemos continuar aprimorando o serviço oferecido à população. A introdução das fitas será um passo muito importante para que a população entenda que a sua queixa, no caso de pacientes classificados como verdes e azuis, às vezes poderia ter sido resolvida mais rapidamente em uma unidade básica de saúde”, comenta Dellagiustina.

Entenda a classificação de risco:

Azul – Não urgente – até 240 minutos de espera
Verde – Pouco Urgente – até 120 minutos de espera
Amarelo – Urgente – até 60 minutos de espera
Laranja – Muito urgente – até 10 minutos de espera
Vermelho – Emergência – 0 minuto de espera

OBS: O tempo de espera indica o máximo que o paciente pode esperar para atendimento, conforme sua classificação de risco, ou seja, muitas vezes ele poderá ser atendido antes desse prazo.

Click CamboriúNotíciasSaúdeFitas de classificação de risco começam a ser utilizadas nas UPAs de...
PUBLICIDADE

Últimas notícias