• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Nova sede da Unidade de Saúde São Vicente é inaugurada em Itajaí

Atendimentos à população iniciaram na manhã desta segunda-feira

Nova sede da Unidade de Saúde São Vicente é inaugurada e1506996098233
Divulgação

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na manhã desta segunda-feira (2) a nova sede da Unidade Básica de Saúde São Vicente. Mais amplo e confortável, o novo espaço garante melhores condições de acolhimento aos pacientes e profissionais de saúde. O atendimento ao público iniciou às 7h desta segunda-feira.

O imóvel, que está localizado na Rua Padre Paulo Condla, nº 392, no bairro São Vicente, vai abrigar três equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e cerca de 50 funcionários. Os profissionais atendem uma área de aproximadamente nove mil pessoas no bairro, fazendo uma média de 1,3 mil atendimentos médicos por mês. Além da unidade de saúde, o espaço também vai acomodar a sede do Conselho Municipal de Saúde (Comusa).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Essa nova unidade de saúde do São Vicente conta com instalações amplas e confortáveis para que tanto servidores como a população possam se sentir bem. A sede anterior estava em condições muito precárias e insalubres, por isso tivemos que interditar. Tenho certeza que nessa nova sede toda a equipe vai fazer o atendimento com acolhimento, garantindo a demanda espontânea, e estabelecendo todos os programas de Saúde da Família para atender às necessidades da população deste grande bairro”, destaca o prefeito Volnei Morastoni.

A Unidade de Saúde São Vicente teve as instalações interditadas pelo município no dia 31 de maio deste ano devido aos danos na estrutura provocados pela chuva. Os funcionários foram transferidos para a antiga sede do Pronto Atendimento (PA) do São Vicente, onde atenderam os moradores até a última sexta-feira (29).

Na nova casa, os usuários contarão com amplos consultórios médicos e odontológicos, sala de vacina, sala de reuniões, auditório para eventos, recepção espaçosa, entre outros ambientes. A casa foi toda adaptada pela equipe de manutenção da Secretaria de Saúde para receber a unidade, o que acabou reduzindo os custos com a obra.

“Conseguimos com recursos próprios e mão de obra própria adaptar essa unidade de tal maneira que hoje ela é uma das melhores do município, inclusive já adaptada para a nova Política Nacional de Atenção Básica. Aqui deverão ser resolvidos 80% das queixas da população e a novidade é que teremos uma sala de observação e uma sala de procedimentos. É a primeira unidade em Itajaí que conta com esse ganho”, afirma o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina.

Porta de entrada da população

A Unidade Básica de Saúde São Vicente é a porta de entrada dos moradores do bairro para o Sistema Único de Saúde (SUS). Na unidade, os usuários contam com consultas médicas, enfermagem, atendimento odontológico, serviço ambulatorial, vacinação, farmácia básica, planejamento familiar, pré-natal, preventivo contra o câncer, puericultura, entre outros.

Para a coordenadora da unidade, Maricélia da Silva Cabral, a inauguração da nova sede é um sonho realizado, atendendo a expectativa dos funcionários e da comunidade. “A antiga sede tinha condições muito precárias para atendimento. Agora contamos com ambientes amplos, confortáveis e bem iluminados, que contemplam as necessidades da equipe e dos usuários. Queremos agradecer a gestão municipal e a todos os envolvidos nessa obra”, comenta.

O Conselho Municipal de Saúde (Comusa), órgão deliberativo e fiscalizador da gestão da Secretaria de Saúde de Itajaí, também passa a atender junto à Unidade de Saúde São Vicente. O Conselho ficava anexo ao prédio do Crescem, no Centro, e agora contará com melhores condições de trabalho.

As salas destinadas aos conselheiros ficam no primeiro andar da nova sede. O Comusa atende das 8h às 12h e das 13h às 17h. A diretoria também deve começar a realizar as reuniões do conselho no auditório da unidade.

Click CamboriúNotíciasSaúdeNova sede da Unidade de Saúde São Vicente é inaugurada em Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias