• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Centro Integrado de Saúde (CIS) é inaugurado em Itajaí

Complexo começa a atender a população na segunda-feira (14), às 7h

CIS é inaugurado
Divulgação

Centenas de pessoas acompanharam, na manhã deste sábado (12), a inauguração do Centro Integrado de Saúde (CIS). O complexo tem cerca de sete mil metros quadrados de área construída e é a maior estrutura de saúde existente em Santa Catarina administrada por um município. Após a cerimônia de inauguração, população e autoridades puderam conhecer as instalações e os serviços que funcionarão no centro.

A partir de segunda-feira (14), às 7h, o CIS já começa a atender os moradores, oferecendo serviços de urgência e emergência, consultas especializadas e exames. Grande parte da Secretaria Municipal de Saúde também passa a funcionar no bloco administrativo do complexo e, em breve, será instalado no local o Laboratório Central de Análises Clínicas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O prefeito Volnei José Morastoni destacou que o CIS será um grande complexo de saúde, abrigando diversos serviços e facilitando a vida dos cidadãos itajaienses. “Também teremos cinco médicos de plantão todos os dias para dar conta da demanda e ainda vamos reforçar a UPA do Cordeiros acrescentando um pediatra de plantão junto com os dois médicos clínicos”, comentou.

O prefeito reafirmou a prioridade do município em fazer investimentos na área da saúde e disse que nada disso teria sentido sem os cerca de 250 profissionais que irão trabalhar diariamente no CIS, prezando pelo bom atendimento da população, com acolhimento e humanização.

Durante a inauguração, o prefeito também assinou o pedido de compra do terreno do Porto de Itajaí, onde foi construído CIS, para a Antac no valor de R$ 19.517.902,00, que será pago em 35 parcelas até novembro de 2020, evitando deixar dívidas para a futura administração. A avaliação do valor do imóvel foi feita em março deste ano pelo município.

Também esteve presente na inauguração do CIS, o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, que representou o governador Raimundo Colombo. Caropreso afirmou que o complexo será muito importante para a região e salientou que os três poderes (municipal, estadual e federal) têm que ser solidários em prol do Sistema Único de Saúde (SUS).

Compromisso com a Saúde

O secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina, falou sobre o esforço do município para colocar o CIS em funcionamento o mais breve possível para a população, fazendo as adequações necessárias e contratando mais profissionais para atendimento. “Todo esse investimento demonstra o compromisso dessa gestão melhorar a Saúde dos itajaienses. Já iniciamos a reestruturação da política de Atenção Básica e os mutirões de exames e consultas. Temos certeza que esse esforço se refletirá em um SUS mais equânime e integral para todos”, completou.

Ainda discursou na inauguração do CIS o ex-prefeito Jandir Bellini, que iniciou a obra do CIS. Ele agradeceu ao prefeito Volnei Morastoni por dar continuidade ao trabalho e colocar em funcionamento o complexo. Já o presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Paulo Manoel Vicente, o Paulinho Amândio, lembrou do papel importante dos parlamentares para dar celeridade à abertura do Centro Integrado de Saúde.

Após a cerimônia de inauguração, as autoridades e os familiares dos médicos homenageados no CIS fizeram o descerramento das placas comemorativas. Ao final, todos puderam visitar o complexo e conhecer melhor os diferenciais e serviços que foram instalados no local.

Confira o que funcionará no CIS a partir de segunda-feira:

Planejado para integrar diversos serviços de saúde do município, facilitando a vida dos moradores e contribuindo para desafogar os prontos-socorros dos hospitais da cidade, o CIS possui quatro blocos de atendimento:

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Porte III
A UPA substituirá o Pronto Atendimento (PA) do São Vicente no atendimento de urgências e emergências. A UPA 24 horas conta com uma área de 2.050 metros quadrados com consultórios adultos e pediátricos, sala de curativos, eletrocardiograma, radiologia própria, sala de emergência, farmácia e 30 leitos para observação.

Unidade de Assistência Médica Especializada
Conhecida como PAM, a unidade de especialidades ficará em uma área de mais de dois mil metros quadrados, com consultórios amplos e modernos, espaço para avaliação e pós-consulta, sala de apoio e diagnóstico, entre outros ambientes. O local vai oferecer consultas especializadas, pós-consultas, exames cardiológicos (esteira, holter, mapa e eletrocardiograma) e ultrassonografia. O setor de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria ficará junto à unidade para garantir mais facilidade na marcação de cirurgias e exames.

Secretaria de Saúde de Itajaí
Grande parte do setor administrativo da Secretaria ocupará um dos blocos do complexo, ficando mais próxima das demandas da população. O objetivo é concentrar em um só local a maior parte dos atendimentos para diminuir o tempo de deslocamento do paciente, bem como para permitir um melhor controle dos serviços. Na sede da Rua Leodegário Pedro da Silva, 300, bairro Imaruí, permanecem a Vigilância Epidemiológica, o Setor de Transporte, o Setor de Manutenção e, futuramente, o Almoxarifado.

Laboratório Central de Análises Clínicas
Em breve, o laboratório também será instalado no CIS. Para mudança definitiva, são necessárias autorizações do Ministério da Saúde, que não foram liberadas até o momento. Além de exames de HIV, hepatite, toxoplasmose e tuberculose, a novidade é que o laboratório está sendo estruturado para atender a demanda da urgência e emergência da UPA, agilizando diagnósticos e agregando mais qualidade ao atendimento. A estrutura conta com salas de coleta, laboratórios integrados e sala de laudos em uma área de 620 metros quadrados.

Horário de funcionamento do CIS a partir de segunda-feira:

Unidade de Pronto Atendimento (UPA): 24 horas, com início às 7h
Unidade de Assistência Médica Especializada: 7h às 19h
Secretaria de Saúde de Itajaí: 8h às 12h e 14h às 18h

Endereço: Avenida Adolfo Konder, s/nº, bairro São Vicente, próximo a rótula da Polícia Civil e da entrada para a Rua Estefano José Vanolli. Telefone: (47) 3249-5500

Saiba quem são os profissionais homenageados no CIS:

Centro Integrado de Saúde Dr. Silvino Eing
O complexo homenageia o médico ginecologista e obstetra Silvino Eing. Nascido em São Ludgero, no sul catarinense, o profissional fixou residência em Itajaí em 1963, onde casou e constituiu família. Em 38 anos de profissão, Silvino Eing efetuou 31 mil procedimentos, entre partos normais e cesarianas. Na rede pública, atendeu nas Unidades de Saúde do Costa Cavalcante, São João e no Posto de Saúde Central. Faleceu em 03 de maio de 2001, aos 64 anos.

Unidade de Diagnóstico por Imagem Dr. Renato Pegorim
Natural de Santo Antônio de Pádua, no Rio de Janeiro, a 29 de novembro de 1933, Renato Pegorim veio para Itajaí em 1960. Médico concursado da Prefeitura, Pegorim trabalhou até a sua aposentadoria. Foi titular do Colégio Internacional de Cirurgia e diretor do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. Trabalhou como médico na cidade por 50 anos. Faleceu em 20 de abril de 2011.

Unidade de Assistência Médica Especializada Dr. Carlos Alberto de Souza Brito
Carlos Alberto de Souza Brito, nasceu em 13 de setembro de 1945 em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, onde graduou-se em medicina em 1973. Durante os anos de faculdade, conhece e apaixona-se pela também estudante de medicina e catarinense Silvia. Já casados, Carlos e Silvia Brito, fixam residência em Itajaí em dezembro de 1974. Especializado em oftalmologia, Dr. Brito, como era conhecido, foi durante muitos anos chefe do posto de saúde da Avenida Marcos Konder. Durante toda sua vida profissional, atendeu ininterruptamente a pacientes carentes, fossem eles do extinto INPS ou via Sistema Único de Saúde (SUS). Pelo exemplo de vida, como marido, pai, policial federal e médico dedicado, recebeu o título de cidadão honorário de Itajaí em 2007. Faleceu precocemente de infarto enquanto dirigia-se para mais um dia de trabalho em 22 de julho de 2013, deixando viúva, dois filhos e quatro netos.

Unidade de Pronto Atendimento 24 horas Dr. José Eliomar da Silva
O cirurgião plástico José Eliomar da Silva nasceu em Iguatu, no Ceará, em 24 de setembro de 1923. Foi diretor do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, Chefe do INAMPS e marcou seu nome como escritor e cronista. Ativo na política, foi deputado estadual no período de 1963 a 1967. Também realizou a primeira cirurgia de troca de sexos do país, dando destaque nacional para o município. Recebeu o título de Cidadão Honorário de Itajaí graças aos relevantes serviços prestados, inclusive com o atendimento de diversas pessoas carentes. Faleceu em 22 de setembro de 2011, aos 87 anos.

Laboratório Central de Análises Clínicas Dr. Jaí Noel Gaya
Nascido a 14 de janeiro de 1946 em Luís Alves (SC), Jaí Noel Gaya se formou cirurgião dentista em 1967, no Rio de Janeiro. Após a graduação, regressou a Itajaí, onde se casou dois anos depois e constituiu família. Foi servidor concursado do INPS e um dos fundadores do Lions Clube Itajaí Praia. Faleceu num acidente de trânsito em 06 de agosto de 2014. (Não consegui confirmar com o filho, não respondeu)

Unidade Administrativa e de Treinamento Dr. José Newton Menezes Caminha
Natural de Fortaleza, no Ceará, José Newton Menezes Caminha nasceu em 17 de julho de 1938. Formou-se em medicina na Universidade Federal de Pernambuco. Já casado, fixou residência em Itajaí no ano de 1967. Trabalhou também nas cidades de Camboriú e Balneário Camboriú. Em Itajaí, atuou no INPS, depois INAMPS, como clínico geral, pediatra e socorrista do PAM, além de prestar serviços nas policlínicas do São João e do São Vicente. Foi um dos fundadores do Hospital Infantil Menino Jesus, atual Hospital Pequeno Anjo. Em dezembro de 2007, foi agraciado com o título de Cidadão Itajaiense. Faleceu em 09 de outubro de 2012.

Click CamboriúNotíciasSaúdeCentro Integrado de Saúde (CIS) é inaugurado em Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias