- PUBLICIDADE -

Prefeitura de Balneário Camboriú realiza cirurgias de catarata aos finais de semana no Hospital Ruth Cardoso

O objetivo desses atendimentos no final de semana é diminuir o tempo de espera pelas cirurgias

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

PagAuto vende seu veículo em 50 minutos: em BC, Itajaí e Floripa

Na PagAuto seu veículo é vendido com avaliação profissional e pagamento na hora em uma negociação 100% segura

cirurgia Ruth Cardoso
Divulgação

Há mais de um ano esperando para fazer a cirurgia de catarata, o aposentado Célio de Souza, de 72 anos, conseguiu neste domingo, 2, realizar o procedimento para eliminar a doença. Durante os finais de semana, a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando as cirurgias no Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC). No mês de junho, foram feitas 38 cirurgias oftalmológicas.

Eu vou ficar bem agora. Hoje só fiz a cirurgia no olho esquerdo e a do olho direto já está agendada para agosto. É a primeira vez que faço um procedimento desses aqui nesse hospital e estou sendo muito bem atendido”, comentou Célio de Souza, que é morador do município de Camboriú.

Aproximadamente 25 pacientes são atendidos no sábado e domingo e os procedimentos iniciam às 8h e seguem até às 14h. O objetivo desses atendimentos no final de semana é diminuir o tempo de espera pelas cirurgias. O procedimento costuma durar mais do que meia hora. Não é necessário ficar internado e a recuperação acontece em uma semana. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) a catarata é a principal causa de cegueira curável ou evitável no Brasil.

Segundo o médico oftalmologista, Jeová Couto, responsável pelas cirurgias no HMRC, o único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia, não existindo colírios ou óculos que eliminem a doença. “A catarata é um processo de opacificação do cristalino, que é uma lente natural dos olhos localizada atrás da íris. Essa lente (cristalino) é normalmente clara e transparente. Com o aparecimento da doença, ela se torna opaca e impede a passagem dos raios luminosos que formam a imagem no fundo do olho. Para a realização da cirurgia utilizamos um laser e facoemulsificação. São feitas incisões no olho para introdução de uma cânula no globo ocular, ligada a um equipamento que aspira e dilui a catarata”, comentou.


COMENTE ABAIXO ⬇

Telegram: participe do canal do Click Camboriú

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.