• O portal de notícias de Balneário Camboriú

CTA de Balneário Camboriú realiza campanha para o diagnóstico de hepatites

O teste rápido é feito com uma picada do dedo para coleta do sangue e diagnóstico da doença

TESTE HEPATITE JOILMA NUNES 1
Divulgação

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Balneário Camboriú ofertará teste rápido, para o diagnóstico das hepatites B e C, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, que será celebrado na próxima sexta-feira (28). No CTA este procedimento já é realizado ao longo de todo o ano.

A partir desta terça-feira (25) o teste poderá ser feito também no Posto de Saúde Central e nos dias 27 e 28 a campanha será intensificada em todas as unidades básicas de saúde, no Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), no Núcleo de Atenção à Mulher (NAM) e no Laboratório de Especialidades do Hospital Ruth Cardoso.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O teste rápido é feito com uma picada do dedo para coleta do sangue e diagnóstico da doença. O objetivo desta ação é ampliar as possibilidades de diagnóstico, conscientizando as pessoas a fazerem o teste, além das solicitações médicas de rotina.

Este ano a campanha de luta contra as hepatites está focada na população de faixa etária a partir dos 40 anos, principalmente para o diagnóstico da hepatite C, que não existe vacina, sendo uma das mais graves por ser uma doença silenciosa que pode evoluir para cirrose, câncer e até levar à morte. De acordo com a coordenadora do CTA, a psicóloga Jacheline Hoffmann, o Ministério da Saúde estima que deve existir entre a população nascida entre os anos de 1945 a 1975, considerada a faixa etária prioritária, um grande número de pessoas que tenham a doença e desconheçam o diagnóstico. “Nessa época não eram realizadas práticas de esterilização de material e cuidados necessários para prevenir a transmissão da doença, que se dá principalmente por via sanguínea, seja por transfusão de sangue ou contato com material contaminado”, explica a profissional.

A hepatite B também é transmitida por contato sanguíneo além de relação sexual sem proteção. Para esta doença os pacientes são encaminhados para a vacinação realizada em três doses. Já a hepatite A é transmitida via feco-oral, por ingestão de água e alimentos contaminados. O diagnóstico é feito por exame de sangue em laboratórios.

Durante os dias da Campanha todos podem realizar o teste rápido para o diagnóstico das hepatites, sendo que a prioridade são para pessoas a partir de 40 anos.

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)

O CTA é responsável pelo diagnóstico e prevenção das hepatites e doenças sexualmente transmissíveis como Sífilis e HIV. Depois de diagnosticado o paciente é encaminhado ao Centro Integrado de Solidariedade e Saúde (CISS), que funciona em conjunto com CTA, para assistência e tratamento médico das doenças. No CISS também é realizado a distribuição de medicamentos, sendo referência no protocolo de acidentes de trabalho, violência sexual tardia, e exposições sexuais.

O CISS e o CTA estão localizados na Rua 2350, n° 560, 2º e 3º piso respectivamente. Os telefones de contatos são (47) 3360-0309 e (47) 3363-6741.

Sintomas das Hepatites:

A hepatite é uma inflamação do fígado e em grande parte dos casos são doenças silenciosas, o que reforça a necessidade fazer o teste. Os sintomas mais comuns são:

. Febre;
. Fraqueza;
. Mal-estar;
. Dor abdominal;
. Enjoo/náuseas;
. Vômitos;
. Perda de apetite;
. Urina escura (cor de café);
. Icterícia (olhos e pele amarelados);
. Fezes esbranquiçadas.

Click CamboriúNotíciasSaúdeCTA de Balneário Camboriú realiza campanha para o diagnóstico de hepatites
PUBLICIDADE

Últimas notícias