• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Base Descentralizada do Samu é inaugurada em local estratégico para melhorar tempo resposta em Camboriú

Alocação na Rua Santo Amaro, no bairro São Francisco de Assis, permite acesso mais rápido a todos os bairros da cidade

base samu
Divulgação

A primeira Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Camboriú (Samu) foi inaugurada na noite desta sexta-feira, dia 21. A unidade recebeu o nome do camboriuense Siegfried Loos e a inauguração contou com a presença da família do homenageado. “É uma honra para meus filhos, que perderam o pai tão cedo, receber esta homenagem. Ele foi um grande pai e todos sentiram muito sua ausência”, destaca dona Leny Cordeiro Loos, esposa do homenageado.

Lucas Estay Ferreira, coordenador do Samu, explica que durante os 11 anos que existe no Município, o Serviço sempre dependeu de espaços improvisados. A nova base foi adequada às normas do Ministério da Saúde e está alocada em local estratégico: segundo Lucas, a localização na Rua Santo Amaro – no bairro São Francisco de Assis – foi avaliada como a que permite melhor tempo resposta para o atendimento em todos os bairros da cidade.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Realizamos um estudo e identificamos que este seria o melhor local. Coincidentemente, havia uma Unidade de Saúde abandonada na rua. Com cerca de R$ 60 mil e o apoio dos servidores da Prefeitura, foi possível reformar e ampliar o imóvel para que atendesse às necessidades do Samu”, aponta o prefeito Elcio Kuhnen.

Segundo o coordenador do Samu em Camboriú, o ponto é estratégico e vai beneficiar 100% dos bairros. “Além de ter acesso rápido à marginal e à 5ª Avenida, o que permite atender ao Distrito de Monte Alegre com agilidade, o trânsito é menos intenso nesta via. Isso nos permite atender toda a cidade dentro do tempo previsto pelo Ministério da Saúde”, explica Lucas.

Para Odair Silva, condutor socorrista do Samu há 12 anos – há 10 em Camboriú – o novo espaço é importante para a valorização e qualidade do serviço prestado. “Para nós, é excelente. Aqui temos toda a infraestrutura e local adequado para lavar e fazer a assepsia adequada das ambulâncias e materiais”, comenta. O Samu de Camboriú conta hoje com 12 socorristas e duas ambulâncias.

O secretário de Saúde, Ronnye Peterson dos Santos, explica que a Base Descentralizada, de acordo com as normas do Ministério, conta com dormitórios masculino e feminino, área de limpeza de materiais e ambulância com fossa adequada para receber os resíduos. O local tem ainda sala de estar, cozinha e almoxarifado.

Click CamboriúNotíciasSaúdeBase Descentralizada do Samu é inaugurada em local estratégico para melhorar tempo...
PUBLICIDADE

Últimas notícias