Click Camboriú Notícias Saúde Agentes epidemiológicos farão busca noturna para capturar escorpiões em Camboriú

Agentes epidemiológicos farão busca noturna para capturar escorpiões em Camboriú

Demanda surgiu após morador encontrar escorpião venenoso no sofá de casa e acionar a equipe do Programa de Combate à Dengue, que identificou outros 14 animais na vizinhança

Divulgação
escorpião camboriu
Divulgação

A equipe de servidores do Programa de Combate à Dengue de Camboriú contará em breve com outra habilidade: a captura de escorpiões. A capacitação será oferecida pela bióloga da Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Francine Lambrecht, ainda nesta semana. A demanda surgiu depois que um morador da Rua Rio Jacaré, no bairro Rio Pequeno, encontrou em seu sofá um escorpião da espécie Tityus serrulatus, extremamente venenosa. Durante a capacitação, os servidores acompanhados da bióloga farão busca e captura no entorno da residência onde o escorpião foi encontrado inicialmente – outros 14 foram encontrados depois da primeira captura na vizinhança, que conta com grande número de pátios de obra.

Segundo o coordenador do Programa de Combate à Dengue, Maurício Costa, esse tipo de escorpião é nativo das regiões Sudeste e Centro Oeste do Brasil. Essa é a primeira vez em que foi identificado o escorpião Tityus serrulatus em Camboriú. “Existem muitos fatores que podem influenciar na presença do animal, mas o transporte de madeira é um dos principais. Eles se escondem facilmente em buracos no meio da carga, gostam de lugares escuros e têm hábitos noturnos”, explica.

O morador responsável pela notificação encontrou o escorpião na última quinta-feira, dia 27. Ele acionou um servidor do Programa de Combate à Dengue, que enviou para análise laboratorial. Após constatada a espécie venenosa, Maurício imediatamente solicitou a capacitação para captura de escorpiões junto à Regional de Itajaí. “Já adquirimos todos os Equipamentos de Segurança do Trabalho necessários para realizarmos esse serviço, ainda na quinta-feira. O laudo foi enviado para a Vigilância Epidemiológica do Estado, em Florianópolis, junto com o pedido da capacitação”, esclarece Maurício.

De acordo com o coordenador do Programa de Combate à Dengue, no máximo até a quarta-feira será realizada a primeira busca ativa para captura noturna de escorpiões em Camboriú, juntamente com a bióloga Francine Lambrecht. “A partir daí, já teremos a capacitação para que o Município ofereça esse trabalho por conta própria, sempre que necessário”, conclui.

O secretário de Saúde, Ronnye Peterson dos Santos, comenta o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos pela Vigilância em Saúde em Camboriú: “Recebemos a demanda e, com muita agilidade, conseguimos nos adaptar à nova realidade. Foi a primeira notificação registrada na cidade dessa espécie de escorpião e a partir de agora já contaremos com a expertise necessária para atender todas novas notificações que surgirem”.

Como proceder
Maurício Costa reforça a importância de que a população evite depositar madeiras, telhas e outros materiais semelhantes próximo às suas residências. “Caso alguém encontre escorpião, pedimos que tenha muito cuidado e não tente capturar. Principalmente se estiver sem a luva adequada. O morador deve ligar imediatamente para a Vigilância Epidemiológica ou para um dos agentes de Combate à Dengue, que iremos até o local averiguar”, destaca.

A Vigilância Epidemiológica de Camboriú atende no telefone 3365 9412. A notificação também pode ser feita diretamente via celular do coordenador do Programa de Combate à Dengue Maurício Costa, no 99666-2383. Outra possibilidade de contato é o supervisor de campo do programa, Fábio Murilo, que atende por meio do número 99207-9100.

Sair da versão mobile