Vacinação contra HPV e Meningocócica C está sendo intensificada nas escolas de BC

Nesta sexta-feira, 23, a imunização foi realizada no CEM Ariribá

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Divulgação

A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú intensificou nesta semana a vacinação contra HPV e Meningite Meningocócica C nos adolescentes. Profissionais das unidades de saúde estão indo até as escolas municipais, estaduais e particulares para realizarem a vacinação. Nesta sexta-feira, 23, a imunização foi realizada no CEM Ariribá.

A Meningocócica C é para adolescentes de 12 e 13 anos e a de HPV é para meninos de 11 a 14 anos e meninas de 09 a 14 anos. Os estudantes estão levando para casa um comunicado e uma autorização, que deve ser assinada pelos pais, para a vacinação.

O Ministério da Saúde passou a disponibilizar a vacina meningocócica C (conjugada) para adolescentes de 12 e 13 anos. A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos, e no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos.

A vacinação contra HPV nos meninos é feita em duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. O objetivo da vacinação em meninos é a proteção contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças relacionadas diretamente ao HPV. Já nas meninas, a vacina protege contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. A vacina possui proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem realiza o esquema vacinal corretamente.

O Ministério da Saúde ampliou neste mês a vacinação contra o HPV. Desde janeiro a vacina era para jovens de 12 e 13 anos e agora será oferecida para os que tiverem de 11 a 14 anos. Jovens de 09 a 26 anos vivendo com HIV/Aids também devem ser vacinados, sendo necessárias três doses para a imunização.

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

- Publicidade -