• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Saúde realiza ação no Dia dos Namorados em Balneário Camboriú

Casais receberão informações sobre prevenção e diagnóstico de HIV, Hepatites Virais e Sífilis, ação será na Rua 1500 das 13h às 17h

Dia dos namorados Foto Celso Peixoto 5
Divulgação

O amor faz bem pra saúde. Por isso, na próxima segunda-feira (12), Dia dos Namorados, a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, por meio do Programa Municipal ISTs/HIV/AIDS e Hepatites Virais fará uma ação em frente ao Posto Central. Os casais receberão informações sobre prevenção e diagnóstico de HIV, Hepatites Virais e Sífilis. A ação será na Rua 1500 das 13h às 17h.

É uma data onde afetos, abraços, carinhos estão aguçados. Momento mais do que oportuno para cuidar de si e do outro” falou a coordenadora do CISS/CTA, a psicóloga Jacheline Hoffmann. E uma forma de cuidado é procurar saber se possui alguma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e iniciar o tratamento ou se prevenir contra qualquer doença.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Será oferecido teste rápido, material informativo e kit de prevenção. A testagem rápida oferece diagnóstico em 50 minutos, sendo realizado aconselhamento coletivo, exames e entrega de resultado individualmente. A ação de Dia dos Namorados terá a parceria da Secretaria de Turismo e do Conselho Municipal da Juventude (COMJUV).

Quem não puder participar da ação e quiser fazer o teste rápido pode procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Não é necessário agendar. No local, há uma equipe de enfermeiros, psicólogos e aconselhadores que fazem todo o acolhimento do paciente, antes e após o teste. No local também é feita Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP). A PEP é um tratamento preventivo com terapia antirretroviral que impede a sobrevivência e a multiplicação do vírus HIV no organismo.

Caso o teste rápido detecte que o paciente possui alguma doença, ele é encaminhado ao Centro Integrado de Solidariedade e Saúde (CISS), que funciona junto ao CTA. No local o paciente recebe todo o acompanhamento do tratamento e pode participar de grupos terapêuticos. O CISS conta com uma equipe interdisciplinar formada por assistente social, psicólogo, infectologista, proctologista, ginecologista, pediatra, urologista, clínica geral e ainda Farmácia que distribui toda a medicação aos pacientes atendidos pelo Município. Cerca de 3500 pessoas estão cadastrados no Centro Integrado de Solidariedade e Saúde (CISS).

Click CamboriúNotíciasSaúdeSaúde realiza ação no Dia dos Namorados em Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias