• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Mutirão já realizou mais de 600 exames represados em Itajaí

Procedimentos começaram a ser feitos no dia 15 de maio nas clínicas credenciadas

Mutirão já realizou mais de 600 exames represados em Itajaí
Divulgação

Cerca de 600 pessoas que estavam aguardando na fila de espera por exames – algumas há mais de dois anos – já foram atendidas nos primeiros sete dias do mutirão de exames e consultas do Município de Itajaí. Nesse período, as clínicas credenciadas realizaram 113 ressonâncias magnéticas, 303 ultrassonografias, 53 tomografias, 85 dopplers, 22 ecocardiogramas e 31 espirometrias.

A diarista Irene Kratz, 58 anos, foi uma das beneficiadas com o mutirão de exames. Ela estava aguardando por uma ressonância magnética desde 2014 e já foi chamada para fazer o procedimento. “Eu precisava do exame por causa do nervo ciático, para saber qual o problema. Nesse tempo fiquei tomando o remédio apenas”, explica. Agora a diarista poderá dar continuidade ao tratamento. “Segunda-feira passada me ligaram para marcar e na quarta eu fiz o exame. Foi muito bom, acho o mutirão muito importante”, relata a moradora do bairro Cidade Nova.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para que situações como a da diarista não voltem a ocorrer, a intenção da Secretaria de Saúde de Itajaí é atender toda demanda reprimida até 2016 em quatro meses. E zerar a fila de espera do município, incluindo os procedimentos solicitados este ano, até o mês de janeiro de 2018. O investimento total no mutirão é de aproximadamente R$ 5 milhões com recursos do Fundo Municipal de Saúde.

Inicialmente, o município priorizou exames e consultas com maior demanda, como ressonâncias, tomografias, ultrassonografias, endoscopias, colonoscopias e consultas de ortopedia e anestesiologia. Porém, o edital de chamamento continua aberto até o fim do ano para os prestadores se credenciarem para realizar os demais exames e consultas”, explica o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina.

Atualização de dados

A população que está na fila de espera deve aguardar o contato dos prestadores de serviço ou da Secretaria de Saúde para fazer o agendamento dos procedimentos. No caso das ultrassonografias, quem fará o agendamento do exame são as unidades básicas de saúde, de forma proporcional à população abrangida por cada posto.

Caso o paciente não possa comparecer no dia agendado pelo prestador deve comunicar no momento do agendamento e verificar a possibilidade de outra data. Nos casos em que o paciente não comparecer ao exame marcado, ele irá automaticamente para o final da fila de espera. Somente nos sete primeiros dias do mutirão, 217 pacientes faltaram aos exames agendados.

Quem não puder ir ao exame deve comunicar ao prestador, porque a falta acaba tirando a vaga de outra pessoa que necessita do procedimento”, completa o secretário Dellagiustina.

Além disso, as clínicas credenciadas têm tido dificuldades de contato com alguns pacientes que estão com o cadastro desatualizado. A atualização dos dados de telefone e endereço pode ser feita nas unidades básicas de saúde ou na Secretaria de Saúde. Também é possível consultar a posição na fila de espera no site do município.

Click CamboriúNotíciasSaúdeMutirão já realizou mais de 600 exames represados em Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias