Crianças tem o menor índice de imunização contra a gripe em Camboriú

Campanha iniciou no dia 17 de abril e até agora apenas 44% dos menores de cinco anos foram levados para receber a vacina

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Divulgação

A Campanha de Vacinação contra a gripe acaba na sexta-feira, mas até agora menos da metade do número esperado de crianças foi levada até as unidades de Saúde de Camboriú para receber imunização. A estimativa da Secretaria de Saúde era vacinar 4.850 menores de cinco anos na cidade. Na segunda-feira, dia 22, o número atualizado das crianças que receberam a vacina era 2.141.

“Em crianças nessa faixa etária, a imunidade ainda está se formando e há uma vulnerabilidade na questão respiratória. Estamos recebendo um grande número de crianças gripadas nas unidades de Saúde. Pedimos aos pais que levem seus filhos, já que receber a imunização é um direito assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”, explica Ronnye Peterson. Para ampliar o acesso, a Prefeitura promoveu o Dia D Contra a Gripe, com atendimento no sábado, dia 13, durante todo o dia. A partir desta quarta-feira todas as unidades de Saúde atendem em horário estendido, até as 18 horas. No Centro, o atendimento prolongado vai até as 20h

Segundo Fabíola Rigo da Cruz, enfermeira da Vigilância Epidemiológica do Município, ações estratégicas são realizadas para atingir esse público. “As agentes comunitárias estão fazendo uma busca em suas áreas e temos equipes de enfermagem indo nos Centros de Educação Infantil. O próximo passo será obter autorização dos pais para vacinar as crianças no próprio CEI”, esclarece.

Abaixo da expectativa

Entre os grupos prioritários, que recebem a vacina gratuitamente, os idosos são os que mais buscaram se imunizar. Até agora, 3.129 moradores a partir de 60 anos procuraram as Unidades de Saúde – o que representa 73% da meta para esse público em Camboriú.

De acordo com a enfermeira Fabíola, os outros grupos (professores, profissionais de saúde, gestantes e doentes crônicos, além das crianças) seguem abaixo da expectativa. “No total, até agora, pouco mais de seis mil pessoas foram imunizadas em Camboriú. Isso representa 55% do número estimado”, comenta.

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe vai até o dia 26 de maio. Para receber a vacina, é preciso apresentar carteira do SUS e carteira de vacinação. “A única contraindicação é que a pessoa não esteja em estado febril”, esclarece Fabíola.

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

- Publicidade -