• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Crianças tem o menor índice de imunização contra a gripe em Camboriú

Campanha iniciou no dia 17 de abril e até agora apenas 44% dos menores de cinco anos foram levados para receber a vacina

vacina
Divulgação

A Campanha de Vacinação contra a gripe acaba na sexta-feira, mas até agora menos da metade do número esperado de crianças foi levada até as unidades de Saúde de Camboriú para receber imunização. A estimativa da Secretaria de Saúde era vacinar 4.850 menores de cinco anos na cidade. Na segunda-feira, dia 22, o número atualizado das crianças que receberam a vacina era 2.141.

“Em crianças nessa faixa etária, a imunidade ainda está se formando e há uma vulnerabilidade na questão respiratória. Estamos recebendo um grande número de crianças gripadas nas unidades de Saúde. Pedimos aos pais que levem seus filhos, já que receber a imunização é um direito assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”, explica Ronnye Peterson. Para ampliar o acesso, a Prefeitura promoveu o Dia D Contra a Gripe, com atendimento no sábado, dia 13, durante todo o dia. A partir desta quarta-feira todas as unidades de Saúde atendem em horário estendido, até as 18 horas. No Centro, o atendimento prolongado vai até as 20h

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Segundo Fabíola Rigo da Cruz, enfermeira da Vigilância Epidemiológica do Município, ações estratégicas são realizadas para atingir esse público. “As agentes comunitárias estão fazendo uma busca em suas áreas e temos equipes de enfermagem indo nos Centros de Educação Infantil. O próximo passo será obter autorização dos pais para vacinar as crianças no próprio CEI”, esclarece.

Abaixo da expectativa

Entre os grupos prioritários, que recebem a vacina gratuitamente, os idosos são os que mais buscaram se imunizar. Até agora, 3.129 moradores a partir de 60 anos procuraram as Unidades de Saúde – o que representa 73% da meta para esse público em Camboriú.

De acordo com a enfermeira Fabíola, os outros grupos (professores, profissionais de saúde, gestantes e doentes crônicos, além das crianças) seguem abaixo da expectativa. “No total, até agora, pouco mais de seis mil pessoas foram imunizadas em Camboriú. Isso representa 55% do número estimado”, comenta.

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe vai até o dia 26 de maio. Para receber a vacina, é preciso apresentar carteira do SUS e carteira de vacinação. “A única contraindicação é que a pessoa não esteja em estado febril”, esclarece Fabíola.

Click CamboriúNotíciasSaúdeCrianças tem o menor índice de imunização contra a gripe em Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias