• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Cerca de duas mil pessoas foram vacinadas contra a gripe em Camboriú

Com a chegada do novo lote, monitores de ensino da rede pública e privada já podem procurar os postos para receber imunização

vacina contra a gripe
Divulgação

A campanha de vacinação contra a gripe em Camboriú entrou na sua terceira semana com mais de duas mil pessoas imunizadas. A vacina é concedida aos idosos acima de 60 anos, crianças de até 5 anos, gestantes, mães com bebês de até 45 dias, doentes crônicos, profissionais da saúde e – pela primeira vez – educadores da rede pública e privada. A ordem de imunização respeitou uma hierarquia de grupos de risco: os primeiros a receber foram os considerados mais vulneráveis à doença. Um novo lote de vacinas chegou nesta semana ao município que, agora, atende a todos os grupos incluídos, sem ordem de prioridade.

O secretário de Saúde, Ronnye Peterson dos Santos, ressalta que o objetivo é conseguir imunizar cerca de 16 mil pessoas até o dia 19 de maio. “Alguns bairros têm tido mais procura, outros menos. O frio também ainda não chegou de fato, então talvez as pessoas ainda estejam esperando para tomar a vacina, mas é importante que elas procurem os postos e façam a imunização dentro do prazo”, reforça.  A vacinação contra a gripe está disponível em todos os postos de saúde do município.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Durante a semana, monitores da rede municipal de ensino questionaram se teriam direito à imunização. “Entendemos que os monitores de ensino são uma parcela significativa de profissionais em salas de aula em Camboriú que não estava incluída na lista do Ministério da Saúde para receber a vacinação. Por isso adaptamos a campanha à realidade local. Mas houve um planejamento, para dar conta de atender prioritariamente a população de maior risco. A partir de agora os monitores que trabalham nas escolas podem procurar os postos de saúde para receber a vacina”, esclarece o secretário Ronnye Peterson.

Secretaria de Saúde promove Dia D para vacinação contra a gripe

No sábado, dia 13 de maio, a Secretaria de Saúde de Camboriú promove o Dia D para vacinação contra a gripe. O atendimento será das 8 às 17 horas, sem intervalo, em todas as unidades de Saúde da cidade.  A enfermeira Taisa Carolina Todero orienta a população que faz parte do grupo de risco a tomar a vacina o quanto antes. “Não queremos que as pessoas deixem para vir na última semana, então o quanto antes elas tomarem a vacina melhor”, comenta.

Para tomar a vacina é só ir até uma das unidades de Saúde, munido do cartão do Sistema único de Saúde (SUS), documento de identidade e carteira de vacinação.  “Com o Dia D vamos ver como vai ser o percentual de vacinação, se não atingirmos os 70% vamos ter que fazer uma busca ativa com os agentes de Saúde. Por isso, é importante que as pessoas utilizem esse dia para fazer a vacinação”, ressalta Ronnye Peterson.
Click CamboriúNotíciasSaúdeCerca de duas mil pessoas foram vacinadas contra a gripe em Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias