• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Movimento #secuidaSC chega a Itajaí nesta sexta-feira, 7

Evento alusivo ao Dia Mundial da Saúde ocorre na praça do loteamento Jardim Esperança

se cuida sc
Divulgação

Itajaí foi uma das quatro cidades do Estado escolhidas para sediar o movimento #secuidaSC nesta sexta-feira, 7. Realizado pelo governo estadual, com apoio do Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, o evento é alusivo ao Dia Mundial da Saúde e vai abordar importantes fatores de proteção: alimentação saudável, prática de exercícios físicos e dicas para cessação do tabagismo. A ação ocorre na Praça Esportiva Gregório Cristino da Silva, no loteamento Jardim Esperança, bairro Cordeiros, das 13h às 17h.

A programação no município é gratuita e voltada à promoção da saúde da população. A comunidade poderá participar de aulas de zumba, crossfit, jiu-jitsu, roda de capoeira, defesa pessoal feminina e treinamento funcional com a Marinha do Brasil. Também haverá apresentações musicais e de dança flamenca, além de mini aulas de violão e de musicalização. As crianças terão diversão garantida com gincanas, danças e atividades de recreação nas quadras esportivas anexas à praça. Haverá ainda espaço com dicas de alimentação saudável, distribuição de sementes e mudas de árvores, varal receitas, orientações sobre tabagismo e a presença do Centro de Valorização da Vida (CVV).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O objetivo do evento é estimular a adoção de hábitos saudáveis como forma de diminuir os casos de doenças crônicas não transmissíveis, em especial as doenças cardiovasculares, respiratórias crônicas, câncer e diabetes, que em 2015 foram responsáveis por 75% das causas de mortalidade no estado. Criado no ano passado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), o evento foi descentralizado este ano para abranger outras regiões do Estado, considerando que os dados epidemiológicos reforçam a necessidade de conscientização de toda a população catarinense.

O governo municipal abraçou esse projeto para incentivar a mudança de hábitos e conscientizar as pessoas a praticar mais atividades físicas. Toda a comunidade está convidada, é um evento gratuito de promoção da saúde”, destaca o diretor administrativo da Secretaria de Saúde de Itajaí, Luis Fernando Sanni.

O movimento

O movimento #secuidaSC foi criado em setembro de 2016 pela Dive/SC como uma ação de Promoção da Saúde, com o objetivo de alertar a população para a importância da alimentação saudável, da prática de atividades físicas, da cessação do tabagismo e da redução do consumo de álcool. A primeira edição aconteceu em Florianópolis, com eventos em outubro e novembro. O movimento conta com o apoio de diversas instituições e, dentre os parceiros, está o artista plástico Luciano Martins, que desenvolveu personagens exclusivos incentivando práticas saudáveis.

Em 2017, o movimento foi descentralizado para outras regiões do estado: Itajaí, Lages, Palhoça e Tubarão. As ações envolvem a divulgação de mensagens positivas de promoção da saúde, estimulando seu compartilhamento por meio das redes sociais e aplicativos de conversas, a publicação de matérias especiais com dados estatísticos sobre as doenças crônicas não transmissíveis mais prevalentes e a realização de eventos. Saiba mais em www.secuidasc.sc.gov.br.

Parceiros do #secuidaSCItajaí: SESC, Univali, Academia Open One, Academia A.Linhares Jiu-Jitsu, CVV, Marinha do Brasil, Escola Casa da Música, Grupo de flamenco Michele Chaves, Cia de Dança Rejane Lopes, Banda Filarmônica de Itajaí, Grupo de Capoeira Jogo da Amizade, Epagri, Fundação Municipal de Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Educação, Semasa, Fundação de Meio Ambiente de Itajaí (Famai), Secretaria de Segurança (Codetran) e Polícia Militar.

Serviço:
O que: #secuidaSCItajaí
Quando: sexta-feira (7), das 13h às 17h
Onde: Praça Esportiva Gregório Cristino da Silva (Rua Sebastião Romeu Soares, s/nº, loteamento Jardim Esperança, bairro Cordeiro – em frente ao colégio Melvin Jones e ao lado da unidade básica de saúde do Jardim Esperança)
Como: gratuito

Click CamboriúNotíciasSaúdeMovimento #secuidaSC chega a Itajaí nesta sexta-feira, 7
PUBLICIDADE

Últimas notícias