• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa dia 17 de abril

Junto à campanha contra a influenza, ocorre a intensificação da vacinação contra o tétano em todo o Estado de Santa Catarina

Vacina Celso Peixoto 1
Celso Peixoto / Divulgação

Acontece entre os dias 17 de abril e 19 de maio, a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Balneário Camboriú. No período de 17 a 21 de abril, a vacina fica disponível apenas para os indivíduos com 60 anos ou mais e para os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Para os demais públicos, a campanha inicia no dia 24 de abril. O “Dia D“, data da mobilização nacional, acontece em 13 de maio.

Junto à campanha contra a influenza, ocorre a intensificação da vacinação contra o tétano em todo o Estado de Santa Catarina. As vacinas podem ser aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde de Balneário Camboriú, além do Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), Núcleo de Atenção a Mulher (NAM) e Posto de Atenção Infantil (PAI). Com as vacinas, o município busca atingir 90% ou mais do público-alvo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Professores, tanto da rede municipal, pública ou privada, estão inclusos neste público. Os mesmos deverão ir às unidades de saúde com uma declaração da instituição em que trabalham para receber a vacina. Aos profissionais da saúde, é necessário apresentar registro do conselho de classe para realizar a aplicação.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Balneário Camboriú (DEVE), Laís Emídio, a vacina é uma prevenção comprovada e é a melhor forma de se proteger. “Tivemos uma pandemia de influenza no ano de 2009 e após as campanhas de vacinação o número de internações por H1N1 foram reduzidos. Agora com a ampliação para os professores, iremos obter um número maior de pessoas imunizadas”.

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde

Click CamboriúNotíciasSaúdeCampanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa dia 17 de abril
PUBLICIDADE

Últimas notícias