Click Camboriú Notícias Saúde Camboriú inicia sistema integrado de informações para modernização da Saúde

Camboriú inicia sistema integrado de informações para modernização da Saúde

Prontuário eletrônico via tablet, rastreamento preciso de medicamentos e estatísticas para identificar necessidades da população estão incluídos no projeto

Divulgação
unnamed 29
Divulgação

Na noite desta quarta-feira, dia 26, começou o processo de capacitação e treinamento dos profissionais de Saúde da unidade do CAIC: a primeira a usar o sistema de informática que vai mudar significativamente a gestão da saúde pública em Camboriú. Durante os próximos 30 dias, as agentes comunitárias vão substituir o papel e a caneta por tablet e computador. Todas as informações sobre atendimentos, exames e medicamentos serão digitalizadas e – em breve – cada paciente poderá acompanhar o agendamento de consultas pela Internet.

De acordo com o secretário de Saúde Ronnye Peterson dos Santos, o Distrito de Monte Alegre servirá de modelo: “Começamos com o CAIC porque temos ali três equipes de saúde. Em 60 dias, replicamos o sistema nas demais unidades da cidade, inclusive área rural”. No interior do Município, em locais sem sinal de Internet, o sistema vai funcionar off-line. “Todas as informações dos pacientes vão ser registradas nos tablets, pelas agentes de saúde. Esses dados serão transferidos para o sistema municipal na unidade de saúde dos Macacos, que tem Internet e serve de referência”, explica o secretário.

Para o prefeito de Camboriú, Elcio Kuhnen, um dos grandes benefícios da informatização é o controle dos indicadores de saúde para diagnosticar políticas públicas necessárias à realidade local. “Vamos gerar estatísticas que dirão o que mais adoece os camboriuenses, quais medicamentos consomem, de que especialidades médicas precisam. Esses dados, ao longo do tempo, também geram históricos importantes: saberemos com um clique, por exemplo, se de 2017 para 2018 aumentou a incidência de diabetes e doenças crônicas no município”, destaca.

Outro benefício para a população será a divulgação da Fila Única da Saúde. Como as informações de cada paciente vão estar todas integradas em um único sistema, será possível descentralizar os atendimentos e estabelecer a fila única, que permitirá mais rapidez no agendamento de consultas. Cada morador poderá acompanhar o andamento da fila pela Internet.

O secretário destaca a importância do sistema integrado para a gestão municipal da saúde. “Hoje dependemos de que cada unidade envie informações para a Secretaria, o que pode ser complicado e demorado. Com esse sistema, teremos acesso global a todas as ações”, comenta. Entre essas ações está o tempo de espera por atendimento e o número de consultas de cada médico, técnico ou enfermeiro que atende a população.

O almoxarifado da Secretaria de Saúde e as Farmácias Municipais do Centro e do Distrito de Monte Alegre já contam com o sistema. Segundo o secretário, agora cada cidadão terá dados dos medicamentos que utiliza vinculados ao número do seu cartão do SUS: “Se houver suspeita em algum lote de medicamento, sabemos quem o levou para casa e recolhemos com velocidade”, destaca.

A estimativa do secretário Ronnye Peterson é de que em no máximo 30 dias a unidade de saúde do CAIC já esteja completamente informatizada. “O desafio agora é capacitar e familiarizar os servidores da Saúde com o sistema. É um processo de mudança cultural que, em alguns casos, vai exigir a alfabetização digital de servidores”.

Sair da versão mobile