• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú não tem registro de casos de dengue, chikungunya e zika contraídos na cidade

Apesar de nao ter nenhum caso de dengue, BC está com 687 focos do Aedes aegypti confirmados

07 03 17 Mutirão Combate a Dengue foto Sergio Augustin 9
Divulgação

Historicamente, o mês de março é o que apresenta o maior número de focos positivos do mosquito Aedes aegypti em Balneário Camboriú. A chuva e o calor são os principais motivos da proliferação. Até agora, Balneário Camboriú está com 687 focos do Aedes aegypti confirmados, são 160 a mais que o ano passado. Apesar do número de focos positivos do mosquito, nenhum caso de dengue, chikungunya e zika foi registrado na cidade.

Com relação a dengue, foram registrados 23 casos suspeitos de residentes na cidade, mas nenhum confirmado. Já de não residentes, foram avaliados 17 casos e dois deles, de turistas, foram confirmados. As pacientes contraíram dengue na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, onde moram.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Estratégias de combate ao mosquito

Em Balneário Camboriú o combate ao mosquito Aedes aegypti é mantido durante todo o ano. São 30 agentes que percorrem diariamente os bairros da cidade e verificam as 303 armadilhas espalhadas em pontos estratégicos.

A cidade turística adotou medidas especiais para combater o mosquito e orientar a população. Durante a temporada, a equipe se divide para vistoriar prédios e casas de veraneio, que geralmente ficam fechadas durante o ano. O município também tem uma equipe especial para vistoriar a construção civil. Os agentes percorrem obras e orientam pedreiros, serventes e mestres de obras sobre os cuidados durante as construções.

Desde 2014 o município é considerado infestado, sendo que o nível atual de infestação é de 80%. Os bairros com maior concentração do mosquito são o Centro – justamente pelo elevado número de turistas, seguido por Nações e Municípios. No mês de março um mutirão de combate ao Aedes aegypti foi realizado no Bairro das Nações, de onde foram recolhidos três caminhões caçambas cheios de entulhos, que poderiam ser criadouros do mosquito.

Click CamboriúNotíciasSaúdeBalneário Camboriú não tem registro de casos de dengue, chikungunya e zika...
PUBLICIDADE

Últimas notícias