• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Neste sábado, 11, cerca de 300 mulheres fizeram exames preventivos, em BC

A ação será repetida no sábado, 18 de março

UNIDADES ABRIRAM SÁBADO SORAYA DA SILVA 7
SORAYA DA SILVA / Divulgação

Dejanira Augustim, de 50 anos, estava aguardando desde setembro do ano passado para fazer um ultrassom de mama. O exame foi feito no último sábado, 11, no Centro de Diagnose, que abriu durante todo o dia, junto com o Posto de Saúde Central e as Unidades de Saúde da Família para uma espécie de mutirão de exames e consultas para as mulheres. “Foi muito bom, eu estava aguardando há muito tempo e precisava fazer esse exame porque ele é mais completo” disse Dejanira.

Cerca de 300 exames preventivos foram realizados durante o sábado. Jocielen Neide de Souza, que teve bebê há pouco tempo, precisava fazer o exame. Ela foi levar o filho para uma consulta com pediatra no Posto Central na sexta-feira, 10, quando ficou sabendo que a unidade abriria no sábado para fazer a coleta. “Facilitou muito pra mim, porque marquei de um dia para o outro, e pude vim no sábado quando tem alguém pra cuidar do meu bebê”, contou.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As unidades de saúde abriram no sábado em comemoração à Semana da Mulher. Nas Unidades de Saúde da Família (USF) além da coleta do preventivo, foram feitas consultas com clínico geral para diminuir a fila de espera pelo atendimento. No Posto Central foram realizadas 80 coletas de preventivos e 24 consultas ginecológicas. No Centro de Diagnose foram feitos 50 ultrassons de mama e 40 transvaginal. A unidade também ofereceu maquiagem para as pacientes e frutas. Dona Vera Lúcia, que é paraplégica, marcou o preventivo e aproveitou a oportunidade para se maquiar. “Já estou pronta para passear neste sábado” brincou.

A ação será repetida no sábado, 18 de março. Para os atendimentos é necessário fazer agendamento até o fim da tarde de sexta-feira, 17, diretamente nas Unidades ou Posto Central. “Durante a semana que celebramos o Dia da Mulher também lembramos da saúde delas. Uma das nossas metas na saúde é colocar os exames e consultas em dia, por isso nossas unidades irão atender dois sábados consecutivos para atender as demandas do público feminino” disse o prefeito, Fabrício Oliveira. Mas a ações de saúde não se restringem apenas às mulheres. “No Posto Central já conseguimos zerar a fila de espera por consultas com clínico geral e já estamos avaliando quais as outras unidades com demanda reprimida para também fazermos mutirões” disse o prefeito, Fabrício Oliveira.

Click CamboriúNotíciasSaúdeNeste sábado, 11, cerca de 300 mulheres fizeram exames preventivos, em BC
PUBLICIDADE

Últimas notícias