• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Bairros das Nações recebe mutirão de combate a dengue

Dos 322 focos positivos em toda a cidade, 44 foram no Bairro das Nações

07 03 17 Mutirão Combate a Dengue foto Sergio Augustin 9
Divulgação

A Prefeitura de Balneário Camboriú iniciou na manhã desta terça-feira, 7, o mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypt no Bairro das Nações.

O objetivo é intensificar as atividades nas áreas de maior incidência do mosquito, visitando as residências para a retirada de entulhos que possam servir de criadouros do mosquito e ainda, fazer a distribuição de materiais educativos sobre como evitar a formação de novos criadouros. A ação contínua no bairro até a próxima quinta-feira, 9, com horário das 8h às 13h.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Bairro das Nações foi escolhido para iniciar o mutirão por ser o que registrou o maior número de focos positivos até o momento. Dos 322 focos positivos em toda a cidade, 44 foram no Bairro das Nações.

A ação é realizada pela Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Combate à Dengue, atrelado a Vigilância Sanitária com apoio da Guarda Municipal (GM), Agentes de Trânsito, Secretaria de Obras, Centro de Controle de Pragas Urbanas (CCPU), Defesa Civil e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo o coordenador do Programa Municipal de Combate a Dengue, Rafael Neis da Silva, o foco da operação é chamar a atenção da população alertando do risco de manter materiais com água em seus imóveis e conscientizar a comunidade da importância de sua colaboração para a promoção de uma cidade livre da proliferação do Aedes aegypti. “Faremos a eliminação de materiais que estejam acumulando água, como por exemplo, lonas, potes, pneus, latas de tintas, ou qualquer outro possível depósito que possa vir a servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya”, reforça.

É importante que a população siga algumas recomendações e que os moradores do bairro reservem nos dias da ação os materiais que acumulam água em local coberto e livre de chuva, para que a Secretaria de Obras faça o recolhimento e descarte dos mesmos. Ressaltando, que neste primeiro momento será feito o mutirão da Rua Venezuela até Israel, e da Avenida do Estado até a Martin Luther.

A solicitação é que os moradores continuem atentos aos materiais e possíveis depósitos em seus imóveis que possam acumular água. Ele ressalta ainda, os cuidados necessários para não haver a proliferação do mosquito, que são:

– Não deixar nenhum recipiente com água parada;
– Verificar se as caixas d’água estão bem vedadas;
– Tratar a piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
– Colocar areia nos pratos dos vasos de plantas, e/ou eliminar os pratos;
– Manter as calhas limpas e desentupidas, assim como as lajes;
– Manter ralos fechados e desentupidos;
– Remover regularmente a água acumulada em folhas de plantas como bromélias, e/ou eliminar a planta;
– Lugar de lixo é no lixo: copos, garrafas, latas vazias entre outros, devem ser colocados na lixeira, dentro de sacos plásticos bem fechados;
– Tonéis e depósitos de água, devem ser mantidos tampados e vedados;
– Vasilhames para água de animais domésticos, deve-se lavar com bucha e sabão em água corrente, pelo menos uma vez por semana;
– Evitar acumular águas de chuvas.

Click CamboriúNotíciasSaúdeBairros das Nações recebe mutirão de combate a dengue
PUBLICIDADE

Últimas notícias