• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Casos suspeitos de febre amarela no Estado levantam dúvidas sobre necessidade de vacinação

Vigilância de Camboriú esclarece que cidade não está na área de recomendação da vacina

febre amarela
Foto: iStock, Getty Images

O registro de casos suspeitos de febre amarela em Santa Catarina tem gerado muitas dúvidas sobre a necessidade de vacinação. Em Camboriú, alguns moradores têm procurado a Secretaria de Saúde em busca de informações sobre a doença e a vacinação contra ela.

O diretor de Vigilância em Saúde, Claudelino Braz da Silva, esclarece que existe a indicação de vacinação contra a febre amarela em algumas áreas do Estado, mas que a região litorânea, incluindo Camboriú, não está na área de recomendação da vacina. São 162 municípios com a recomendação de aplicação da vacina contra a febre amarela em Santa Catarina – a maioria da região Oeste e Planalto (os locais com a indicação pode ser verificados aqui).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Além destas cidades de Santa Catarina, outros estados também possuem área com recomendação de vacinação, principalmente Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Bahia, que já apresentaram casos da doença (confira o mapa do Ministério da Saúde aqui).

A vacinação é indicada para a população destes lugares e para quem for se deslocar até estas cidades. Então, os camboriuenses que forem viajar para os municípios com maior risco devem seguir o protocolo de vacinação“, explica Claudelino.

Todas as unidades de Saúde da cidade têm a vacina disponível. Claudelino esclarece que devem se vacinar para viajar quem nunca tomou a vacina (neste caso, pelo menos 10 dias antes da viagem) ou quem tomou apenas uma dose e há mais de 10 anos (estas pessoas devem fazer uma segunda dose de reforço antes da viagem).

A vacinação não é necessária para quem já tomou as duas doses da vacina. “No caso de idosos, gestantes e lactantes, a vacina deve ser tomada apenas com avaliação médica”, conclui o diretor.

Click CamboriúNotíciasSaúdeCasos suspeitos de febre amarela no Estado levantam dúvidas sobre necessidade de...
PUBLICIDADE

Últimas notícias