Click Camboriú Notícias Saúde Diagnóstico positivo para chikungunya em dois moradores da zona rural de Itajaí

Diagnóstico positivo para chikungunya em dois moradores da zona rural de Itajaí

Esses são os primeiros casos autóctones de chikungunya em Itajaí

(Divulgação)
(Divulgação)
(Divulgação)

A Secretaria de Saúde de Itajaí recebeu nesta segunda-feira (14), do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen SC) o diagnóstico positivo para chikungunya em dois moradores da zona rural.

Para a confirmação do diagnóstico, por orientação da Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (DIVE SC), a Secretaria de Saúde está efetuou nesta terça-feira (15), à tarde, a segunda coleta de sangue dos pacientes.

Até o momento, em 2016, Itajaí tem registrados dois casos confirmados de chikungunya, importados. E mais estes dois casos que estão em análise.

A Secretaria de Saúde ressalta que qualquer pessoa que apresente sintomas de febre chikungunya deve procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima para avaliação médica.

O Ministério da Saúde definiu que devem ser consideradas como casos suspeitos da doença todas as pessoas que apresentarem febre de início súbito maior de 38,5ºC e artralgia (dor articular) ou artrite intensa com início agudo e que tenham histórico recente de viagem às áreas nas quais o vírus circula de forma contínua.

Também é fundamental que a pessoa com suspeita faça uso do repelente para impedir a proliferação do vírus. Tanto a chikungunya quanto a dengue e o zika vírus são doenças que possuem como vetor o mosquito Aedes aegypti.

Passadas 10 semanas epidemiológicas em 2016, Itajaí soma 26 casos confirmados de dengue, sendo 10 deles autóctones e os demais, importados. No mesmo período de 2015, a cidade tinha 904 casos, sendo 881 de transmissão dentro do município.

É fundamental que toda a população mantenha os cuidados permanentes em relação à eliminação de possíveis pontos de acúmulo de água, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti no município.

Sair da versão mobile