• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Diagnóstico positivo para chikungunya em dois moradores da zona rural de Itajaí

Esses são os primeiros casos autóctones de chikungunya em Itajaí

(Divulgação)
(Divulgação)

A Secretaria de Saúde de Itajaí recebeu nesta segunda-feira (14), do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen SC) o diagnóstico positivo para chikungunya em dois moradores da zona rural.

Para a confirmação do diagnóstico, por orientação da Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (DIVE SC), a Secretaria de Saúde está efetuou nesta terça-feira (15), à tarde, a segunda coleta de sangue dos pacientes.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Até o momento, em 2016, Itajaí tem registrados dois casos confirmados de chikungunya, importados. E mais estes dois casos que estão em análise.

A Secretaria de Saúde ressalta que qualquer pessoa que apresente sintomas de febre chikungunya deve procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima para avaliação médica.

O Ministério da Saúde definiu que devem ser consideradas como casos suspeitos da doença todas as pessoas que apresentarem febre de início súbito maior de 38,5ºC e artralgia (dor articular) ou artrite intensa com início agudo e que tenham histórico recente de viagem às áreas nas quais o vírus circula de forma contínua.

Também é fundamental que a pessoa com suspeita faça uso do repelente para impedir a proliferação do vírus. Tanto a chikungunya quanto a dengue e o zika vírus são doenças que possuem como vetor o mosquito Aedes aegypti.

Passadas 10 semanas epidemiológicas em 2016, Itajaí soma 26 casos confirmados de dengue, sendo 10 deles autóctones e os demais, importados. No mesmo período de 2015, a cidade tinha 904 casos, sendo 881 de transmissão dentro do município.

É fundamental que toda a população mantenha os cuidados permanentes em relação à eliminação de possíveis pontos de acúmulo de água, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti no município.

Click CamboriúNotíciasSaúdeDiagnóstico positivo para chikungunya em dois moradores da zona rural de Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias