• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Campanha de doação de sangue será realizada nas próximas semanas em BC

Os interessados poderão realizar as doações nos dias 8 e 15 de dezembro

(Celso Peixoto / Divulgação)
(Celso Peixoto / Divulgação)

A Secretaria de Saúde e Saneamento, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), realizará uma campanha de coleta de sangue nas próximas semanas.

Os interessados poderão realizar as doações nos dias 8 e 15 de dezembro, das 8h30min às 11h30mim e das 13h30min às 16h, no automóvel do Hemosc. É necessária a apresentação de um documento com foto e estar de acordo com o perfil de doador. O veículo estará localizado na Praça Higino Pio, na Avenida Alvin Bauer.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Serão distribuídas, por dia, 85 senhas. As primeiras 45 pelo período da manhã e o restante, 40, durante a tarde. Para realizar as doações espontâneas é necessário se encaixar em algumas especificações. Pessoas com mais de 50 kg, em boas condições de saúde, entre 18 e 69 anos, e jovens entre 16 e 17 anos acompanhados dos pais ou de um responsável legal podem doar o sangue.

Todos passarão por uma triagem clínica, feita por meio de uma entrevista, antes da coleta. Em razão disso, o Hemosc recomenda que todos sejam sinceros, além de reiterar que todas as informações serão mantidas em sigilo. “Quem fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos seis meses não pode doar, por exemplo. Gestantes ou mulheres amamentando, pessoas que fazem uso de determinadas drogas, medicamentos, ou que tiveram hepatites virais depois dos 11 anos de idade também não”, comenta Andressa Hadad, enfermeira e diretora do Departamento de Atenção Especializada.

Além disso, pessoas com febre, suores noturnos, diarreia prolongada, emagrecimento sem causa aparente, ter mantido relação sexual casual ou tido uma Doença Sexualmente Transmissível (DST) no último ano, não devem realizar a doação.

Durante os dois dias ainda é possível se cadastrar como doador de medula óssea. Atualmente, o Hemosc é o único banco de sangue do estado. Com as doações, o órgão abastece hospitais da rede pública e privada de toda Santa Catarina.

Click CamboriúNotíciasSaúdeCampanha de doação de sangue será realizada nas próximas semanas em BC
PUBLICIDADE

Últimas notícias