Click Camboriú Notícias Saúde Testes gratuitos para pacientes com câncer de pulmão estão disponíveis em Itajaí

Testes gratuitos para pacientes com câncer de pulmão estão disponíveis em Itajaí

Estudo funciona como um teste genético, para verificar se o paciente com câncer de pulmão possui ou não uma mutação

(Divulgação)
(Divulgação)
(Divulgação)

Todos os pacientes que receberam o diagnóstico de câncer de pulmão recentemente ou que não iniciaram tratamento ainda, podem participar do novo protocolo aberto até o dia 28 de agosto.

De acordo com o médico oncologista Giuliano Santos Borges essa é uma grande conquista, pois após mais de um ano para ser aprovada a abertura no Brasil, foi liberado este novo estudo mundial nas cidades de Itajaí, Florianópolis, Porto Alegre e São Paulo. Porém com prazo curto, de apenas 20 dias e em poucos municípios brasileiros.

Em Itajaí, o recrutamento vai acontecer no Centro de Novos Tratamentos Itajaí. “Este é um estudo que já abriu no mundo há um ano e aqui no Brasil vai ficar aberto por 20 dias. Nos Estados Unidos, por exemplo, este tipo de medicamento já está disponível para os pacientes que tem a doença confirmada. Mas aqui no Brasil ainda não, pois precisam ser aprovados. São testes que podem modificar a história de vida da pessoa com diagnóstico de câncer de pulmão. Neste momento já temos seis pacientes identificados com ALK”, explica o médico.

O estudo funciona como um teste genético, para verificar se o paciente com câncer de pulmão possui ou não uma mutação: tanto ALK como EGFR. O material usado é o próprio bloco de tumor do paciente.

Caso o resultado seja positivo, este paciente não é mais submetido a quimioterapia e o tratamento é focado no uso de comprimidos, onde os resultados já são mais satisfatórios. Neste caso, o medicamento identifica e ataca as células cancerígenas, e provoca menos efeitos ao organismo e as demais células.

Sair da versão mobile