Click Camboriú Notícias Saúde Primeiro banco de sêmen de doadores em SC inaugura em Itajaí

Primeiro banco de sêmen de doadores em SC inaugura em Itajaí

Laboratório já está recebendo doações e armazenando sêmen material

Com a novela Sete Vidas, da Rede Globo, o debate sobre doação de sêmen voltou a mídia. E agora Itajaí tem um banco de sêmen, o primeiro de doadores em Santa Catarina.

criovitaO laboratório inaugurado há poucos meses pelas profissionais Anna Paula Batschauer e Vera Lucia Langaro Amaral e Dr. Fernando Sanches, o Criovita, já está recebendo doações e armazenando sêmen material. Todos os possíveis doadores são submetidos a uma bateria de exames para garantir a qualidade do material.

A doação de sêmen é um ato voluntário, humanitário e altruísta em que um homem saudável, doa seus gametas para serem utilizados por um centro de reprodução humana autorizado, a fim de conseguir a gravidez em mulheres que os parceiros tem problemas de fertilidade, ou as que não possuem parceiros do sexo masculino.

O Criovita seleciona doadores anônimos através de histórico genético, qualidade espermática e exames de triagem para doenças infecto-contagiosas. O controle de qualidade e a garantia de anonimato são fatores essenciais e fazem parte do serviço prestado pelo laboratório.

Para ser um doador é necessário procurar o laboratório e realizar espermograma, preencher um formulário sobre seu histórico de saúde, realizar coleta sanguínea e urinária para realização dos exames de triagem que compreende: perfil de doenças infecto-contagiosas (como Sífilis, HIV, Hepatite, entre outras). Perfil Genético: Cariótipo; pesquisa de Talassemia e Fibrose Cística.

As amostras são armazenadas por seis meses até a repetição de todos os exames. Somente quando os resultados forem não reagentes, estas amostras serão liberadas para uso em clínicas de reprodução assistida.


CRIOPRESERVAÇÃO SEMINAL

Para uso próprio (terapêutico), a criopreservação é indicada geralmente para pacientes que tem alguma doença que possa levar à infertilidade. Atualmente, vem aumentando a sobrevivência de pacientes após o tratamento oncológico, da mesma forma que mais casos de neoplasias surgem a cada ano. Os efeitos gonadotóxicos do tratamento muitas vezes são irreversíveis, assim, o único modo de garantir a fertilidade é a criopreservação dos espermatozoides.

A atuação dos clínicos no sentido de preservar a fertilidade é fundamental, todo esforço deve ser feito para encaminhar estes pacientes para que façam a criopreservação de amostras do sêmen antes do início da quimio e/ou radioterapia.

Além da preservação da fertilidade do paciente com câncer, há indicações para a manutenção de um banco de sêmen terapêutico para uso em técnicas de reprodução assistida, tais como:

  • Inseminação com sêmen do parceiro: Nos casos de ausência temporária ou definitiva do mesmo
  • Programas de fertilização in vitro: Permite a coleta fora do dia do procedimento de reprodução assistida, permitindo maior liberdade do paciente para a coleta;
  • Criopreservação de sêmen: Para indivíduos que desejam ser submetidos à vasectomia.
  • Profissões de alto risco: Criopreservação de sêmen de indivíduos que trabalham em profissões de alto risco, como por exemplo: mergulhadores de elevada profundidade, indústrias químicas, exposição a agrotóxicos e pesticidas e exposição a radiações ionizantes.

ESPERMOGRAMA DIFERENCIADO

O espermograma diferenciado realizado no Criovita, além dos parâmetros macro e microscópico oferece uma análise da morfologia utilizando o critério de Krüger que consiste em uma análise detalhada das características dos espermatozoides após a coloração específica, considerado um dos parâmetros mais importantes para predizer a fertilidade.

Oferece também a possibilidade de realização de teste para verificação do índice de fragmentação de DNA e a contagem de leucócitos através do teste de Endtz (peroxidase).


PROCESSAMENTO SEMINAL PROGNÓSTICO

Este método tem a finalidade de simular a reação da capacitação espermática que ocorre “in vivo” no útero e tuba uterina da mulher, além de eliminar células mortas e outras substâncias que possam interferir no processo da fertilização. Existem meios de cultivo específicos para esta finalidade. Estes dados auxiliam o clínico na escolha do tratamento adequado para o casal que deseja obter uma gravidez.

O Criovita irá fornecer material para todo o sul do Brasil e demais estados interessados. Trazendo um novo conceito para Santa Catarina e região, aliando a tecnologia com a natureza, possibilitando a gestação de crianças em casos que não seria possível de forma natural.


O Criovita fica na Rua Manoel Vieira Gastão, 53 – Itajaí- SC,  telefone 3349-2725, email  contato@criovita.com.br.

Sair da versão mobile