• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Senac de Itajaí apresenta roupa que simula efeitos da velhice

Objetivo do simulador é mostrar aos alunos como é importante se colocar no lugar dos idosos e humanizar o atendimento na saúde

SIMULADOR VELHICE
Divulgação

O Senac de Itajaí recebeu um equipamento novo que pode revolucionar a forma como os idosos são tratados na rede pública e particular de saúde. O simulador dos efeitos avançados da velhice está percorrendo Santa Catarina. É uma nova tecnologia que permite aos alunos sentirem as mesmas dificuldades que os idosos enfrentam diariamente.

O equipamento é uma espécie de roupa, que pode ser usado por qualquer pessoa. Um óculos especial simula a perda da visão periférica e os efeitos de uma catarata. Nas pernas e braços são colocados pesos, e nas mãos e cotovelos são colocados pads que restringem os movimentos nas articulações. Um colete também é usado sobre as costas, forçando a pessoa a adotar uma postura de envelhecimento. Plugs de ouvido simulam a perda de audição, luvas simulam a perda de tato. Em questão de minutos, a roupa permite que qualquer jovem sinta as dificuldades de andar e se movimentar, como alguém com mais de 60 anos. Neste momento, o aluno recebe uma bengala, e passa então a entender como o corpo age durante o processo de envelhecimento.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O simulador está sendo experimentado no Senac de Itajaí apenas nesta semana e fica disponível até esta quinta-feira (26), nos cursos de Técnico em Enfermagem e Cuidador de Idosos.

“Com esse simulador estamos tendo a possibilidade de mostrar aos alunos do Senac como o idoso se sente e que tipo de atendimento ele precisa. Hoje nós formamos muitos profissionais na área da saúde para atender essa demanda. A população está ficando mais idosa e precisamos que nossos profissionais saibam fazer um atendimento de excelência e mais humano” explica a coordenadora do Eixo de Saúde e Segurança do Senac Itajaí, Marisângela Machado.

Veja como funciona o simulador:

Click CamboriúNotíciasSaúdeSenac de Itajaí apresenta roupa que simula efeitos da velhice
PUBLICIDADE

Últimas notícias