• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Cuidados com a alimentação no carnaval

Confira dicas para cair na folia sem esquecer da saúde

Cuidados com a alimentação no carnaval

O carnaval está aí! Até a próxima semana a ordem é se divertir, curtir os blocos de rua, correr atrás do trio elétrico ou desfilar nas escolas de samba. Com esta maratona a verdade é que sobra pouco ou nenhum tempo para os foliões se preocuparem com a alimentação. O problema é que esse descuido pode gerar um grande desgaste físico e baixar a imunidade, debilitando o organismo, por isso se alimentar de forma correta é tão importante, pois é quando recarregamos as energias e continuamos a aproveitar a festa.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O médico Dr. Fernando Querne, pós-graduado em Nutrologia, salienta que embora o Carnaval seja uma época de festa e alegria é importante tomar cuidados com o que se vai comer durante este período.

Segundo o especialista, o maior pecado é o excesso de bebidas e alimentos gordurosos.

O resultado são diarreias, intoxicações, febre, vômitos, enfim, festa interrompida. O Dr. Fernando, que atende na Clínica Conceitualle, em Balneário Camboriú, explica como dever ser a alimentação dos foliões.

“A primeira coisa importante é se manter hidratado, tomando água, água de coco, suco de fruta ou isotônicos. Prefira alimentos leves, como frutas e legumes e tenha sempre consigo cereais”, observa.

Outra dica do médico é que os foliões comam sorvetes, principalmente os de fruta. Dr. Fernando aconselha ainda evitar carnes mal passadas ou cruas. “Esses alimentos associados ao calor facilitam a intoxicação alimentar”, observa.

O doutor recomenda que o consumo de alimentos seja de três em três horas ou, no máximo, a cada quatro horas.

— Isso vai garantir uma saciedade para a refeição seguinte e você vai comer menos quantidade de alimento. A medida também faz com que o metabolismo trabalhe de forma adequada.

É preciso cuidado também em relação às bebidas alcoólicas, que não devem ser ingeridas de estômago vazio. “O álcool desidrata o corpo. Você pode tomar, mas sempre alternando com muita água” alerta o médico.

 

Dicas valiosas

·   Tome um café da manhã reforçado. Aproveite sucos naturais, iogurtes, pão integral e frutas e se prepare bem para começar o dia de uma maneira saudável.

·   Leve com você alimentos que podem ser consumidos no meio da folia quando a “fome bater”. Maçã e barrinhas de cereais são ótimas opções.

·   Se a opção for comer na rua, opte pelos lanches mais leves e evite frituras. Sanduíches naturais podem ser bem nutritivos, mas é importante observar se são feitos na hora e se os alimentos estão armazenados em boas condições.

·   Evite consumir itens que estragam com facilidade, como maionese, por exemplo. Uma intoxicação alimentar pode prejudicar totalmente a sua programação carnavalesca.

·   O calor está forte? Sorvetes de fruta alimentam e ajudam a refrescar.

·   Mantenha-se hidratado e não abuse do álcool.

Click CamboriúNotíciasSaúdeCuidados com a alimentação no carnaval
PUBLICIDADE

Últimas notícias