• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Nutricionista dá dicas para manter a Vitamina D durante o inverno

Foto: Celso Peixoto
Foto: Celso Peixoto

O verão 2013/2014 chegou ao fim, e a Secretaria de Saúde e Saneamento de Balneário Camboriú orienta as pessoas para ficarem atentas com a ausência de vitamina D no organismo. A vitamina D é produzida à exposição da luz solar, presente nos raios ultravioleta UVA e UVB, mas pode ser complementada também com outras alternativas durante o inverno e outras estações, confira.

A nutricionista Ana Paula Mendes dos Santos explica que, apesar das radiações UVA e UVB serem apontadas como grandes vilãs ao corpo humano, elas também são as maiores fornecedoras de Vitamina D. “Porém deve ser usado com total moderação, e cada cor da pele tem um tempo ideal para esta exposição”, afirma. Ela frisa que, quanto mais clara a pessoa for, mais fácil é a absorção da vitamina D, sendo assim, menos tempo ela deve se expor ao sol.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A vitamina D aumenta a absorção de cálcio que ocorre no intestino delgado, favorecendo na formação dos ossos. Na ausência desta vitamina, a concentração de cálcio diminui no organismo e aumenta o risco de doenças ósseas como osteoporose, artrite, artrose, raquitismo em crianças e, durante a gestação, pode causar osteomalácia na mulher e raquitismo no bebê.

Há também outras alternativas que podem auxiliar na reposição da vitamina D, como suplementos ou alimentação. Por suplementos, as necessidades diárias no adulto variam de 400 UI (Unidades Internacionais) a 2.000 UI. Já, as principais fontes alimentares são os óleos de fígado de peixes, alimentos derivados do leite como manteiga e queijos, ovos, e margarinas enriquecidas. “O peixe mais recomendado é a sardinha, ela tem maior quantidade de ômega 3, cálcio e vitamina D. Além de ter o preço mais acessível, é fácil de ser encontrada nas peixarias em Balneário Camboriú, sem ser enlatada”, salienta a nutricionista.

Em Balneário Camboriú, qualquer pessoa munida com receita médica, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) do município, pode retirar suplemento de solução oral das vitaminas A e D nas Unidades Básicas de Saúde, e o carbonato de cálcio com vitamina D na Farmácia Central e nas farmácias descentralizadas da cidade.

Click CamboriúNotíciasSaúdeNutricionista dá dicas para manter a Vitamina D durante o inverno
PUBLICIDADE

Últimas notícias