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Saúde divulga balanço de atendimentos do Dia D

Foto: Tamiris Schlegel / PMBC
Foto: Tamiris Schlegel / PMBC

A Secretaria da Saúde e Saneamento de Balneário Camboriú divulgou nesta terça-feira (22) o balanço de atendimentos realizados durante o “Dia D” (19 de outubro) no município. O relatório considera os serviços prestados em todas as Unidades de Saúde e pontos espalhados na orla da Praia Central, que integraram o evento.

Para o secretário de Saúde, Marco Otílio, os números foram positivos e abriram a possibilidade de realização de novos eventos na cidade. “Ficamos satisfeitos, as expectativas foram superadas para um primeiro evento deste porte, mas ainda podemos melhorar. Estamos avaliando nossos erros e acertos para que possamos realizar o próximo Dia D abrangendo um número ainda maior de pessoas e serviços”, afirmou.

Total de atendimentos:
578 consultas médicas entre clínica geral, pediatria e outras especialidades;
149 exames preventivos;
297 acolhimentos nos postos de saúde;
138 consultas de puericultura;
126 vacinações e atualizações das carteiras vacinais;
950 visitas domiciliares;
787 aferições de pressão arterial com orientações;
580 aferições de glicemia com orientações;
150 orientações de posturas realizadas pelo Centro de Fisioterapia e Reabilitação (CEFIR) no Pontal Norte;
90 crianças na avaliação de peso e altura com orientações nutricionais – “Medida Saudável”- desenvolvido pelo Posto de Atenção Infantil (PAI) na Barra Sul.

Odontologia
500 kits odontológicos distribuídos no Pontal Sul (entre orientações no escovódromo e consultas de revisão);
60 aplicações de flúor para crianças;
222 consultas odontológicas nas unidades básicas e no Centro Odontológico Especializado (COE).

Outros setores
No setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD)/Regulação, onde acontecem os processos de agendamento de consultas e exames especializados, foram agendados 715 consultas e exames das listas de espera. O Dia D serviu também para realizar uma pesquisa sobre a falta de pacientes em consultas previamente agendadas. Ao todo, 290 pessoas que faltaram nas consultas foram ouvidas.

Além disso, foram realizadas palestras com orientações do SAMU, para a comunidade saiba agir em casos de parada cardiorrespiratória, por exemplo, realizadas no Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI). Também aconteceram dinâmicas entre os profissionais da saúde e sessões clínicas em diversas unidades de atendimento.

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