• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Itajaí mobiliza profissionais para Campanha de Vacinação contra a Influenza

vacina
Saúde mobiliza profissionais para início da Campanha de Vacinação contra o vírus influenza. Crédito: Divulgação - Ministério da Saúde

A 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será de 05 a 25 de maio e a Secretaria Municipal de Saúde já mobiliza os profissionais envolvidos na ação. Nesta quarta-feira (25), a Gerência de Imunização deve reunir, a partir das 09h30, todos os coordenadores de unidades de saúde e um enfermeiro ou técnico de cada sala de vacina para apresentar as metas a serem alcançadas durante a ação.

Itajaí possui hoje 23.953 pessoas pertencentes aos grupos prioritários para vacinação contra a Influenza. Deste total, 16.290 são idosos com 60 anos e mais de idade; 1.721 são trabalhadores da área da saúde; 3.962 são crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos e 1.981, gestantes. A população prisional também pertence, a partir deste ano, aos grupos prioritários.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Tendo como slogan: “Proteger é cuidar”, o Ministério da Saúde definiu o dia 05 de maio, sábado, como o Dia de Mobilização Nacional, popularmente conhecido como “Dia D”. Em Itajaí, quatro pontos de vacinação – junto aos supermercados Koch, Xande, Compre Fort e Angeloni – estarão abertos durante todo o dia.

Para o médico da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Carlos Manuel Corrêa, o maior desafio desta 14ª Campanha de Vacinação contra Influenza, é o alcance da meta entre os idosos. “Por medo de alguma reação da vacina, os idosos não procuram as unidades de saúde e deixam de estar protegidos, ficando vulneráveis à doença”, informa.

É por este motivo que, segundo Dr. Corrêa, a Gerência de Imunizações iniciou os contatos com coordenadores de Grupos de Idosos, Asilo Dom Bosco e Igrejas. A intenção é que nestes locais haja motivação para a população idosa a procurar a Unidade de Saúde mais próxima ou os pontos de vacinação no sábado, dia 05.

Após levantamento das metas, a Gerência detectou um aumento de 5% na população idosa. “Este ano teremos que vacinar 16.290 idosos, ou seja, 687 a mais que na Campanha de Vacinação do ano passado”, explica Dr. Correa.

Influenza

As infecções respiratórias agudas constituem um conjunto de doenças frequentes e tem maior incidência em pessoas com idade acima de 60 anos e crianças, sendo o vírus da influenza um dos principais agentes destas doenças.

A principal intervenção preventiva em saúde pública para este agravo é sem dúvida, a vacinação. A campanha anual de vacinação, realizada entre os meses de abril e maio, contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos imunizados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, mortalidade evitável e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente. A transmissão ocorre por meio e secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém – contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, rinorreia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaleia. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente graves, pneumonia e morte.

Click CamboriúNotíciasSaúdeItajaí mobiliza profissionais para Campanha de Vacinação contra a Influenza
PUBLICIDADE

Últimas notícias