• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Itajaí está em 5º lugar no ranking nacional da saúde pública

O Ministério da Saúde divulgou na tarde desta quinta-feira (01) que 1,9% da população brasileira vive em municípios cujos serviços públicos de saúde têm notas que alcançam a meta estipulada (7,0). Itajaí está em quinto lugar no grupo 2.

O Ministério da Saúde dividiu os municípios em 6 grupos de acordo com o seu perfil socioeconômico e os recursos de saúde de que dispõem.Pelo critério do ministério, nos grupos 1 e 2 ficam as cidades com melhores estruturas públicas de saúde. Itajaí foi enquadrada no grupo 2 e ficou em quinto lugar entre 94 municípios de todo o país.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Itajaí ganhou nota 7,01 no Índice de Desempenho do SUS (IDSUS).

Com pontuação que vai de 0 a 10, as aferições levaram em conta dados sobre saúde básica, ambulatorial, hospitalar e de emergência. Ao gerar a nota, o ministério leva em conta o acesso aos serviços do SUS e se esses serviços são prestados em sua totalidade. Esses critérios, ponderados, resultam na nota final.

Duzentos mil atendimentos por mês

O prefeito Jandir Bellini disse que estar entre os municípios com melhor atendimento médico no país “ é um grande incentivo para todos que trabalham na saúde de Itajaí, mas também é uma grande responsabilidade. Temos que assegurar esta conquista e trabalhar para melhorar ainda mais o atendimento médico em nossa cidade”.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Sergio Liberato “esta conquista é de todos. É o reconhecimento pela correta aplicação dos recursos do município e os repasses do governos Federal e Estadual”.

A Secretaria Municipal de Saúde vem investindo em reformas estruturais das unidades, ampliação da frota para transporte dos pacientes, mutirões de exames de ressonância magnética, ultrassom, raios-x e tomografia, além dos atendimentos médicos e odontológicos nas unidades de saúde e Pronto Atendimento que resulta em mais de 200 mil atendimentos por mês.

O secretário destacou ainda a atuação da Secretaria de Saúde na prevenção à Aids, dengue e outros agravos com os programas da Vigilância Epidemiológica, a fiscalização permanente da Vigilância Sanitária e o pleno abastecimento das unidades com medicamentos. Segundo Sergio Liberato, “ nada disso seria realizado não fosse a dedicação de todos que trabalham em nossa Secretaria de Saúde em beneficio da população itajaiense”.

Click CamboriúNotíciasSaúdeItajaí está em 5º lugar no ranking nacional da saúde pública
PUBLICIDADE

Últimas notícias