18ª Conferência Estadual de Entorpecentes é realizada em BC

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Foi encerrada no começo da tarde desta sexta-feira, 5, a 18ª Conferência Estadual de Entorpecentes – CONEN/SC, sediada neste ano pelo município de Balneário Camboriú. O evento reuniu um grande número de autoridades ligadas ao tema, além dos conselhos de entorpecentes, COMENs, e antidrogas, COMADs, de todo o estado de Santa Catarina.

Durante o encontro, que aconteceu no Centro de Eventos Cine Itália, foram realizados palestras, apresentações culturais e debates sobre o uso indiscriminado de drogas, bem como prevenção e apoio as comunidades terapêuticas.

Robson Robin, diretor do departamento de Politicas Públicas Antidrogas, da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), de Brasília, falou da importância de se prover políticas antidrogas nos estados e municípios, destacando a nova lei sobre drogas que entrou em vigor em 2010, em todo o país. Manoel Telles, técnico em projetos do SENAD, proferiu palestra e buscou informações para elaboração de um projeto de captação de verbas para as comunidades terapêuticas do estado catarinense. Na manhã desta sexta, Aristeu Vieira Stadler, psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS,de Florianópolis, proferiu a palestra com o tema Alcoolismo e a problemática das drogas lícitas.

Durante a conferência, o Conselho Municipal Antidrogas – COMAD, de Balneário
Camboriú, apresentou os trabalhos desenvolvidos com os dependentes químicos do Município, e as experiências adquiridas nos quatro anos de conselho. Também foi apresentado aos conferencistas o trabalho realizado pelo setor de Resgate Social /Migração, da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, que é referência para alguns municípios do país. O tipo de abordagem utilizado pelo serviço em Balneário Camboriú foi o que mais chamou a atenção das autoridades e conselheiros antidrogas do Estado.

Para Paulo Roberto de Souza, diretor de Resgate Social e secretário do COMAD-BC, deu um passo importante com a realização do encontro estadual antidrogas. “Nosso Município deu um grande salto na política social contra as drogas, e agora só nos resta colocar em prática o que aprendemos com essa conferência”, concluiu Paulo.

O evento em Balneário Camboriú foi realizado pelas parcerias entre a Prefeitura de Balneário Camboriú, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Conselho Estadual de Entorpecentes – CONEN/SC, Conselho Municipal Antidrogas – COMAD/BC, e Fundação CASAN- FUCAS.

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

- Publicidade -