Click Camboriú Notícias Saúde Três novos focos do mosquito da Dengue são encontrados

Três novos focos do mosquito da Dengue são encontrados

Os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde localizaram na manhã desta terça-feira (03), três novos focos positivos de larva do Aedes aegypti em um ferro velho localizado no Bairro Salseiros. Com este aumento, Itajaí contabiliza 12 focos até o momento.

Durante toda a semana a área em torno do estabelecimento será vistoriada, pois oferecem grande risco para a proliferação do mosquito da dengue. Segundo o Coordenador do Programa de Combate a Dengue, Lúcio Vieira, “o acúmulo de sucatas acabam se tornando depósitos das larvas”.

Os Agentes de Endemias são responsáveis pela visita, orientação e eliminação de possíveis fontes que venham servir de criadouros do mosquito transmissor da Dengue. “Mesmo com o fim do verão, as altas temperaturas continuam e este clima quente, úmido e chuvoso é o mais propício para proliferação do Aedes aegypti”, esclarece o Coordenador.

Com o slogan “Itajaí cidade segura, a dengue não se mistura”, criado por um aluno da Rede Municipal de Ensino através de um concurso, a Secretaria Municipal de Saúde pede o apoio da população para os cuidados gerais na prevenção à dengue. “Precisamos cada vez mais da população para manter a dengue longe de Itajaí, mantendo as medidas próprias de prevenção e verificando se os vizinhos tomam estes cuidados”, afirma o Coordenador que ainda ressalta que esta parceria vem dando certo.

Ele ainda declara que a localização de focos nesta época do ano preocupa os órgãos de saúde, “pois demonstra que o mosquito está se adaptando às condições climáticas de cada região do País”. Os cuidados necessários para prevenção devem ser tomados durante todo o ano.

Medidas simples que fazem a diferença:

Colocar areia nos pratinhos de plantas;
Manter as lixeiras tampadas;
Lavar a secar os potes de comida e água dos animais;
Manter ralos fechados;
Evitar o acúmulo de entulhos;
Manter as garrafas com o gargalo para baixo;
Tratar as piscinas com cloro e limpar uma vez por semana;
Retirar a água acumulada na laje;
Guardar pneus secos e em locais cobertos;
Manter as calhas desentupidas;
Manter tampados os vasos sanitários que não são utilizados;
Manter as caixas d´ água sempre limpas e cobertas.

Sair da versão mobile