• O portal de notícias de Balneário Camboriú

24 de março: Dia Mundial de Combate a Tuberculose

A Secretaria da Saúde e Saneamento de Balneário Camboriú, através das equipes de profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), promoverá ações de prevenção no combate a Tuberculose nas Unidades Básicas de Saúde. As atividades visam chamar a atenção da comunidade ao Dia Mundial de Combate a Tuberculose (24 de março).

O Dia Mundial de Combate a Tuberculose é um momento de mobilização mundial tem a intenção de envolver todas as esferas do governo e setores da sociedade na luta contra a doença. Os principais objetivos das ações são orientar a população e divulgar os sintomas da tuberculose; encorajar os sintomáticos respiratórios a buscarem uma unidade de saúde para realização do exame para diagnosticar a doença; convencer sobre a importância de completar o tratamento dando ênfase ao tratamento supervisionado.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Todas as equipes da ESF realizarão atividades nos bairros da cidade. Segue abaixo o cronograma das Unidades Básicas de Saúde:

– No dia 23 de março, às 15h, a equipe de profissionais da ESF da Unidade Básica de Saúde da rua Suiça do bairro das Nações iniciarão as atividades com uma ação educativa para o Grupo de Idosos na Associação Unidos do Ariribá – com palestra e vídeo sobre a prevenção a tuberculose e distribuição de material informativo. No dia 24, a partir das 8h, a unidade fará orientações e entrega de materiais educativos na sala de espera. No dia 25 de março, às 10h, no Colégio Municipal do Ariribá, realizará jogos educativos sobre o tema aos alunos do quarto ano de ensino da rede.

– A Unidades Básica de Saúde da Nova Esperança, nesta quinta-feira (24), às 10h e às 15h, promoverá um pedágio com a distribuição de material informativo na rua José Alves Cabral, em frente ao Supermercado Sandro, no bairro da Nova Esperança.

– No dia 24 de março, às 9h, a equipe da ESF do bairro da Barra realizará uma Blitz de prevenção a Tuberculose na Praça dos Pescadores, localizada no centro do bairro da Barra.

– Na Unidade Básica de Saúde do bairro da Vila Real, nesta quinta-feira, às 8h às 17h30, em frente à unidade de saúde estará montada uma tenda de prevenção com orientações sobre o tema para a comunidade.

– No bairro dos Municípios, no dia 24 de março, durante todo o atendimento, terá atividades educativas na sala de espera, vídeos e realização do exame de escarro.

– Os profissionais de saúde do Centro de Atendimento a Saúde (CAS) do bairro das Nações promovem uma caminhada matutina, a partir das 8h30, na Avenida Palestina – saída na esquina da rua Rodésia até a rua Israel, para a entrega de folders e orientações a comunidade.

– No bairro dos Estados, a equipe de profissionais da ESF realizará, no dia 25 de março (sexta-feira), às 15h, o encontro do Grupo Café Passado que abordará o tema da prevenção a doença infecciosa da Tuberculose.

Tuberculose:

– A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por um microorganismo conhecido como bacilo de Koch e é transmitida de pessoa a pessoa através da tosse e espirro;

Principais sintomas:

– Tosse com escarro por mais de três semanas;
– Falta de apetite;
– Emagrecimento;
– Suores noturnos;
– Dor no peito;
– Cansaço fácil;
– Febre baixa no final da tarde.

Diagnóstico:

– O diagnóstico é simples e consiste no exame do escarro para a identificação do bacilo. Devem ser coletadas duas amostras de escarro: uma durante a primeira consulta médica ou quando da suspeita por profissional ou agente de saúde. A outra amostra deverá ser colhida na manhã seguinte em jejum e encaminhada à unidade de saúde.

Click CamboriúNotíciasSaúde24 de março: Dia Mundial de Combate a Tuberculose
PUBLICIDADE

Últimas notícias