Click Camboriú Notícias Saúde Milhares de crianças serão vacinadas a partir desta segunda-feira

Milhares de crianças serão vacinadas a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira, 9 de agosto, a Secretaria da Saúde e Saneamento de Balneário Camboriú inicia a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Entre os dias 9 e 27 de agosto todas as crianças menores de cinco anos deverão ser imunizadas.

A meta da Vigilância Epidemiológica é imunizar 6.526 crianças, sendo 1.338 delas menores de um ano e 5.188 na faixa de um a quatro anos. A meta em Itajaí é imunizar 12.955 crianças menores de cinco anos. A partir de segunda-feira, todas as unidades de saúde estarão das 8h às 18h aplicando as doses da vacina. De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Andréa Bittencourt, na primeira etapa Pólio deste ano foram vacinadas 6.453 crianças de 0 a 5 anos, o que representa 98,8% da meta total. “Mesmo quem se vacinou na primeira etapa deve receber o reforço”, explica.

No dia 14 de agosto (sábado), Dia Nacional da Vacinação contra a Paralisia Infantil, das 8h às 17h, todos os postos ficarão abertos, ininterruptamente, para ofertar as gotinhas da Sabin. Além disso, serão montadas barreiras pela cidade para ampliar a cobertura de vacinação. Durante a campanha serão disponibilizadas, ainda, as vacinas hepatite B, Tetravalente, sarampo, caxumba e rubéola, tríplice bacteriana, haemophilus B e rotavírus, para atualizar o esquema vacinal das crianças menores de cinco anos.

Embora não tenha registro de casos de Poliomielite no Brasil desde 1989, existe o risco de que o vírus retorne trazido por visitantes de países onde a doença não foi erradicada. Aplicada por via oral a vacina contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. Ela ataca o sistema nervoso, provoca paralisia, atrofia muscular, deformação e, em muitos casos, a morte.

Sair da versão mobile