• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Mais de 25 mil vistorias foram feitas pelo programa Se Liga na Rede BC

As principais irregularidades constatadas nas residências são a inexistência da caixa de gordura

SE LIGA NA REDE 2 CELSO PEIXOTO
Divulgação

Para verificar a situação das ligações hidrossanitárias em Balneário Camboriú, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) realiza constantemente fiscalizações do programa Se Liga na Rede BC. Até esta terça-feira, 22, foram 25.774 vistorias, em nove bairros da cidade. Desse número, 17.063 foram inspeções, 8.215 reinspeções e 496 fiscalizações. O serviço é executado através de teste de fumaça e lançamento de corantes na rede coletora de esgoto.

Já foram inspecionados os bairros Nova Esperança (98%), Vila Real (95%), Nações (94%), Estados (91%), Pioneiros (88%), Centro (84%), Ariribá (83%), Praia dos Amores (83%) e Taquaras (37%). Nessas inspeções, 64% dos imóveis estavam inadequados. Caso seja verificada irregularidade, os consumidores têm 45 dias para providenciar a adequação. Após esse período haverá reinspeção. “Na reinspeção verificamos se as inadequações foram sanadas, caso não tenham sido, é lavrada intimação com prazo de 15 dias para defesa junto à EMASA. Se mesmo assim o problema não for solucionado, o proprietário do imóvel com ligação irregular será multado”, explicou a fiscal sanitarista do programa, Beatriz Nunes.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As principais irregularidades constatadas nas residências são a inexistência da caixa de gordura (47%), água pluvial conectada à rede de esgoto (23%), não conectado à rede esgoto (16%), conectado parcial à rede de esgoto (12%), existência de fossa, filtro/sumidouro (1%) e esgoto sanitário conectado à rede pluvial (1%).

Também já estão sendo feitas as reinspeções nos bairros das Nações (68%), Ariribá (72%), Pioneiros (87%), Praia dos Amores (72%), Centro (85%), Estados (76%), Vila Real (78%) e Taquaras (14%). Ao todo, 32% dos imóveis se adequaram nas reinspeções. Já as fiscalizações foram feitas nos bairros Nações (34%), Ariribá (2%), Pioneiros (2%), Praia dos Amores (11%) e Centro (5%). Após as fiscalizações 83% dos imóveis se adequaram, os outros 17% que continuaram inadequados foram multados.

Confira algumas orientações do Se Liga na Rede BC:

– O imóvel deve ter caixa de gordura. Limpe periodicamente, coloque resíduos em recipientes plásticos e envie junto com o lixo ou doe para a reciclagem;

– Não despeje gordura de alimentos ou óleo de cozinha na rede esgoto;

– Não jogue lixo no vaso sanitário ou nas caixas de esgoto;

– A rede de esgoto da EMASA não foi projetada para receber as águas da chuva. Por isso, se fizer ligação da rede pluvial na rede de esgoto, o sistema pode transbordar, causando a proliferação de doenças e mau cheiro.

Qualquer dúvida, informação ou denúncia de ligações clandestinas podem ser feitas pelo telefone 0800 643 6272.

Click CamboriúNotíciasObrasMais de 25 mil vistorias foram feitas pelo programa Se Liga na...
PUBLICIDADE

Últimas notícias