• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Se Liga na Rede BC já vistoriou quase 19 mil imóveis em oito bairros

Desse número, 15.332 foram inspeções, 3.460 reinspeções e 200 fiscalizações

SE LIGA NA REDE 1 CELSO PEIXOTO
CELSO PEIXOTO / Divulgação

O Programa “Se Liga na Rede BC”, da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA), já vistoriou, até esta segunda-feira (05), 18.992 imóveis em oito bairros da cidade. Desse número, 15.332 foram inspeções, 3.460 reinspeções e 200 fiscalizações. O serviço é realizado para verificar a situação das ligações hidrossanitárias, através de teste de fumaça e lançamento de corantes na rede de esgoto.

Já foram vistoriados os bairros Vila Real (94%), Nações (92%), Estados (90%), Pioneiros (88%), Centro (84%), Ariribá (74%), Praia dos Amores (73%) e Taquaras (37%). Também foram iniciadas as reinspeções nos bairros Pioneiros (77%), Praia dos Amores (77%), Nações (63%), Taquaras (52%), Centro (35%), Ariribá (6%), Estados (1%) e apenas no Vila Real o serviço ainda não começou. As fiscalizações foram feitas nos bairros das Nações (19%), Praia dos Amores (19%), Ariribá (14%), Pioneiros (9%) e Centro (1%). Estados, Vila Real e Taquaras ainda não iniciaram as fiscalizações. A partir de março as vistorias começarão também a ser feitas no Bairro Nova Esperança.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Das 3.460 reinspeções, 41% dos imóveis já haviam regularizado as ligações. As principais irregularidades constatadas nas residências são a inexistência da caixa de gordura (48%), água pluvial conectada à rede de esgoto (24%), não conectado à rede esgoto (15%), conectado parcial à rede de esgoto (11%), existência de fossa, filtro/sumidouro (1%) e esgoto sanitário conectado à rede pluvial (1%).

Caso seja verificada irregularidade, os consumidores têm 45 dias para providenciar a adequação. Após esse período haverá reinspeção. “Na reinspeção verificamos se as inadequações foram sanadas, caso não tenham sido, é lavrada intimação com prazo de 15 dias para defesa junto à EMASA. Se mesmo assim o problema não for solucionado, o proprietário do imóvel com ligação irregular será multado”, explicou a fiscal sanitarista do programa, Beatriz Nunes.

Mesmo após a fiscalização, alguns imóveis não se adequaram e já foram aplicadas multas em proprietários nos bairros das Nações, Ariribá, Pioneiros e Praia dos Amores. Até o momento foram aplicadas 66 multas nesses quatro bairros, sendo que o restante dos imóveis está em estágio de fiscalização.“Como estamos executando a revitalização do Rio Marambaia, também intensificamos as fiscalizações nos bairros Praia dos Amores, Nações, Pioneiros e Centro, áreas próximas ao ribeirão, para tomarmos as providências cabíveis. Para isso, também solicitamos a ajuda da população, que caso vejam alguma ligação clandestina denunciem para a EMASA pelo 0800 643 6272”, disse o diretor-geral da EMASA, Carlos Haacke.

Obras

Os bairros do Municípios, Barra e São Judas estão em fase de implantação de rede coletora de esgoto e desde o início de janeiro deste ano, os moradores da Praia de Laranjeiras estão se ligando à rede da EMASA. A população tem 60 dias para fazer esta ligação, após isso começam a ser cobradas as taxas e iniciam as inspeções.

Confira algumas orientações do Se Liga na Rede BC:

– O imóvel deve ter caixa de gordura. Limpe periodicamente, coloque resíduos em recipientes plásticos e envie junto com o lixo ou doe para a reciclagem;
– Não despeje gordura de alimentos ou óleo de cozinha na rede esgoto;
– Não jogue lixo no vaso sanitário ou nas caixas de esgoto;
– A rede de esgoto da EMASA não foi projetada para receber as águas da chuva. Por isso, se fizer ligação da rede pluvial na rede de esgoto, o sistema pode transbordar, causando a proliferação de doenças e mau cheiro.

Qualquer dúvida ou informação pode ser esclarecida pelo telefone 0800 643 6272.

Click CamboriúNotíciasObrasSe Liga na Rede BC já vistoriou quase 19 mil imóveis em...
PUBLICIDADE

Últimas notícias