• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Prefeitura de Camboriú amplia cemitério municipal Jardim das Acácias

Ampliação em 980 m² vai ajudar a suprir a demanda do município até que novo cemitério seja construído

cemitério municipal Jardim das Acácias
Divulgação

O cemitério municipal Jardim das Acácias, no bairro Rio do Meio, foi ampliado em 980 metros quadrados pela Prefeitura de Camboriú. A medida possibilita a colocação de mais 160 sepulturas. Além da ampliação, nesta semana a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos também instalou 300 metros de rede de fornecimento de água nos cemitérios Central e do Rio do Meio, sendo 150 metros em cada.

De acordo com o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Eliomar Getúlio Pereira, uma equipe da secretaria adequou o terreno, cercou com muro e realizou a instalação da rede de abastecimento de água. Segundo o prefeito Elcio Kuhnen, a ampliação é uma maneira de atender a necessidade da população até que um novo cemitério seja construído.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Criamos uma força-tarefa articulada entre as secretarias de Obras, Planejamento Urbano e Administração, além da Fundação do Meio Ambiente, para realizar a instalação de um novo cemitério. É um trabalho complexo porque exige não só recursos financeiros, mas também uma série de regras e adequações ambientais”, explica Elcio.

Orientações para feriado de Finados

Quem for visitar os túmulos de seus entes queridos nesse dia de Finados deve ficar atento a algumas orientações para evitar a criação de pontos de acúmulo de água, que servem para proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a Dengue, a Zica e a Chikungunya. “Os cemitérios são locais estratégicos, que vistoriamos a cada 15 dias. Só neste ano, já identificamos mais de 40 focos próximo aos cemitérios da cidade”, conta Fábio Murilo de Souza, supervisor de campo do Programa de Combate à Dengue na cidade.

A principal orientação para a comunidade é que levem as flores em potes furados, sem pratinho e preferencialmente sem embalagens. “Muitas pessoas levam os vasos de flores com o celofane ao redor do potinho, que fica mais bonito, mas ele acaba acumulando água e servindo de criadouro para o mosquito”, esclarece Fábio.

Ao longo dos últimos dias, a equipe de Combate à Dengue tem visitado as floriculturas de Camboriú e deixado termos de informação, em que pedem que sejam vendidos somente vasos já furados. “Precisamos da conscientização da comunidade, porque são doenças sérias”, reforça o supervisor de campo. Na semana seguinte ao feriado de Finados, a equipe do Programa irá visitar os dois cemitérios municipais para realizar um mutirão de limpeza, recolhendo plásticos, potes sem furos e outros recipientes que possam servir de criadouro para o Aedes aegypti. Os materiais recolhidos serão destinados ao Ecoponto da cidade.

Missas nos cemitérios

Haverá a celebração de missas nos cemitérios da cidade ao longo de todo o dia 2 de novembro. No cemitério Central, serão realizadas missas às 8h30min, às 10h, às 15h e às 17h. No cemitério do Rio do Meio também estão marcadas missas para os mesmos horários (8h30min, 10h, 15h e 17h). A comunidade que mora no interior da cidade poderá assistir celebrações no Cemitério da Imaculada Conceição, na localidade de Vila Conceição, junto à Igreja, às 9h30min e às 15h.

No mesmo dia também haverá a celebração de uma missa de Finados às 20 horas no Salão Paroquial da paróquia do Divino Espírito Santo, no centro.

Click CamboriúNotíciasObrasPrefeitura de Camboriú amplia cemitério municipal Jardim das Acácias
PUBLICIDADE

Últimas notícias