• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Mais de 17 mil imóveis em seis bairros já foram vistoriados pelo Se Liga na Rede BC

O serviço é realizado para verificar a situação das ligações hidrossanitárias,

SE LIGA NA REDE 2 CELSO PEIXOTO
Divulgação

O Programa “Se Liga na Rede BC”, da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA), já vistoriou, até está quarta-feira (29), 17.286 imóveis em seis bairros da cidade. Desse número, 13.864 foram inspeções, 3.330 reinspeções e 92 fiscalizações. O serviço é realizado para verificar a situação das ligações hidrossanitárias, através de teste de fumaça e lançamento de corantes na rede de esgoto.

Já foram 100% vistoriados os bairros das Nações, Centro, Pioneiros, Praia dos Amores, Taquaras e Ariribá. O Bairro das Nações também já foi 100% reinspecionado, sendo que destes 8% já receberam envio de intimação e 10% fiscalizados. No Pioneiros também já foram reinspecionados 100%, Praia dos Amores 75%, Centro e Taquaras 50% e Ariribá as reinspeções iniciam em 30 dias. Nos bairros Vila Real e Estados as vistorias iniciaram em novembro.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Das 3.330 reinspeções, 40,23% dos imóveis já haviam regularizado as ligações. As principais irregularidades constatadas nas residências são a inexistência da caixa de gordura (36%), inadequações na caixa de gordura (26%), água pluvial conectada à rede de esgoto (21%), não conectado à rede esgoto (9%), conectado parcial à rede de esgoto (7%), existência de fossa, filtro/sumidouro (1,5%) e esgoto sanitário conectado à rede pluvial (0,5%).

Caso seja verificada irregularidade, os consumidores têm 45 dias para providenciar a adequação. Após esse período haverá reinspeção. “Na reinspeção verificamos se as inadequações foram sanadas, caso não tenham sido, é lavrada intimação com prazo de 15 dias para defesa junto à EMASA. Se mesmo assim o problema não for solucionado, o proprietário do imóvel com ligação irregular será multado”, explicou a fiscal sanitarista do programa, Beatriz Nunes.

Confira algumas orientações do Se Liga na Rede BC:

– O imóvel deve ter caixa de gordura. Limpe periodicamente, coloque resíduos em recipientes plásticos e envie junto com o lixo ou doe para a reciclagem;
– Não despeje gordura de alimentos ou óleo de cozinha na rede esgoto;
– Não jogue lixo no vaso sanitário ou nas caixas de esgoto;
– A rede de esgoto da EMASA não foi projetada para receber as águas da chuva. Por isso, se fizer ligação da rede pluvial na rede de esgoto, o sistema pode transbordar, causando a proliferação de doenças e mau cheiro.

Click CamboriúNotíciasObrasMais de 17 mil imóveis em seis bairros já foram vistoriados pelo...
PUBLICIDADE

Últimas notícias