• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Obras de reforma e adequação do novo NEI do Bairro dos Municípios já começaram

A obra tem previsão de duração de 60 dias

Reforma novo NEI Municipios Joilma Nunes 23 10 2017 2
Divulgação

O Bairro dos Municípios, onde há maior demanda de vagas na Fila Única de Balneário Camboriú, ganhará um novo Núcleo de Educação Infantil. Ele funcionará no prédio da antiga unidade de saúde, na Rua Angelina. As obras de reforma e adequação do local iniciaram nesta segunda-feira (23). O espaço será completamente reformado para atender 140 crianças do Jardim I e II, com 4 e 5 anos.

Já foram retirados materiais da parte elétrica e hidráulica para a abertura de paredes e instalação da placa para a faixada da nova creche. Um tapume foi colocado na frente do local, para delimitar o espaço da obra e para a segurança dos trabalhadores. Nessa etapa inicial da reforma serão colocados os portões para a entrada do caminhão que levará os entulhos. Cerca de 14 paredes serão quebradas para a ampliação das salas. No decorrer da semana serão passados canos para nova tubulação, que abrange toda a parte hidráulica e sanitária, além da colocação de telas na parte externa onde ficará o parque do Núcleo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Com a readequação do espaço físico será feito o remanejamento de cerca de 50 crianças do NEI Sementes do Amanhã para o novo núcleo. As outras vagas serão preenchidas por meio de chamadas da Fila Única. “A readequação para a abertura de um novo NEI no Bairro dos Municípios é de extrema importância para as famílias que esperam por uma vaga, sendo que nesta região existe uma grande demanda. Com esta iniciativa conseguiremos também abrir no Sementes do Amanhã cerca de 50 vagas para o Berçário”, falou a secretária de Educação, Rosangela Percegona Borba.

De acordo com a diretora do Departamento Infantil, Marilene Cardoso os materiais retirados passarão por uma triagem e o que estiver em bom estado deverá ser reutilizado. “Nós estamos acompanhando passo a passo o andamento da obra para garantir que os prazos sejam respeitados”, comentou a diretora.

A reforma e alteração do prédio vai contemplar todas as adequações necessárias para receber as crianças, dentre elas parte elétrica, rede de telefonia e internet, pintura interna, instalação de rede de ar-condicionado e de ventilação mecânica, sistemas de gás e de prevenção de incêndio, revisão e conserto dos telhados e calhas, substituição das janelas, ajardinamento dentre outras adaptações necessárias. “Foi um projeto bastante minucioso onde os engenheiros se reuniram com profissionais dos departamentos pedagógicos e de educação especial para ouvir as necessidades da obra, que é planejada para as crianças e atender suas especificidades”, contou Marilene.

“Os banheiros por exemplo, além de serem adaptados para crianças portadoras de deficiências, terão que ter cubas/pias e vasos sanitários infantis de acordo com a estatura da faixa etária das crianças. Além disso, elas terão lavatórios individuais para escovação dos dentes, o que trabalha o aprendizado e a autonomia das crianças. Em vez de muros, o núcleo terá telas de aproximadamente dois metros de altura que permitem que as crianças visualizem seu entorno, a comunidade, outro fator que contribui com o aprendizado”, exemplificou a diretora.

Próximo ao refeitório também foi planejada um espaço onde as professoras poderão criar áreas de brincadeira, interações e espaços temáticos planejados de forma intencional para diferentes aprendizados. O espaço poderá ser utilizado em dias de chuva, por exemplo, e sempre terá temas diferentes. A área do núcleo será separada do CAIC e do CEAC.

A obra tem previsão de duração de 60 dias.

Click CamboriúNotíciasObrasObras de reforma e adequação do novo NEI do Bairro dos Municípios...
PUBLICIDADE

Últimas notícias