• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Obras e Cultura farão limpeza e manutenção das obras de artes de Balneário Camboriú

Nesta terça-feira a equipe do Capricho um dos eixos de atuação da Secretaria de Obras participou de uma reunião com a diretora da Fundação Cultural

REUNIÃO OBRAS E CULTURA ALEXANDRA GONZALEZ 3
Divulgação

A Equipe do Capricho, um dos mais importantes eixos de atuação da Secretaria de Obras de Balneário Camboriú, agora contará com uma orientação especializada para a limpeza e conservação das 46 obras de arte existentes nos espaços públicos da cidade. Nesta terça-feira (08), a equipe participou de uma reunião com a diretora da Fundação Cultural, Lilian Martins, para mapear e orientar os profissionais sobre como devem proceder na limpeza e manutenção das obras de arte.

Dicas de material e forma de limpeza para preservar as obras e conservá-las no melhor estado, foram dadas aos funcionários que trabalham na limpeza, conserto e embelezamento das vias e mobiliário urbano da cidade. “Cada obra de arte tem um tempo e é feita com o material que era utilizado na época; o que significa dizer que a obra de arte conta e marca a história do seu tempo. Pelo material utilizado a gente consegue fazer a leitura da época”, explicou Liliam. “Queremos pedir o apoio desses profissionais para nos ajudar na preservação e recuperação das obras de artes da cidade. Cada escultura, cada peça tem um material diferente e deve ser utilizado um produto específico para sua limpeza. No mármore, por exemplo, que está presente em muitas peças, não devemos usar elementos químicos”, pontuou.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Alumínio, mármores, bronze, têm diferentes formas de limpeza e conservação. Para cada tipo de material os profissionais receberam explicações de onde, como e de que forma aplicar; o tempo de ação de cada produto e os cuidados ao utilizá-los. “Vamos trabalhar em conjunto. A equipe me passará, de hoje em diante, o cronograma de limpeza. A Fundação Cultural relaciona as obras e orienta em relação aos produtos e formas de atuar. Juntos vamos reverter muita coisa errada que foi feito nos últimos anos, como pintura em cima de material de bronze”, explica a diretora.

Esse foi o primeiro encontro entre Obras e Cultura. O próximo já está agendado para daqui 15 dias.

Click CamboriúNotíciasObrasObras e Cultura farão limpeza e manutenção das obras de artes de...
PUBLICIDADE

Últimas notícias