• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Mutirão do Esforço Concentrado invade as ruas do Bairro dos Municípios

A ação reúne Saúde, Segurança, Desenvolvimento Social, Planejamento e Fazenda

MUTIRÃO ESFORÇO CONCENTRADO ALEXANDRA GONZALEZ 6
Divulgação

Nesta quinta e sexta-feira (17 e 18), acontece no Bairro dos Municípios o mutirão do Esforço Concentrado, principal eixo de atuação da Secretaria de Obras. A ação reúne Saúde, Segurança, Desenvolvimento Social, Planejamento e Fazenda que, em parceria com a Obras, detectam e resolvem os problemas de cada área. O Esforço Concentrado age no bairro desde o dia 01 de agosto, junto com as outras secretarias, mas nesses dois dias trabalham em mutirão nas ruas Corupá e Bom Retiro.

“Bom dia, somos da Prefeitura de Balneário Camboriú e gostaríamos de conversar com a senhora”, abordavam, logo nas primeiras horas da manhã, as agentes de saúde dos Programas Dengue e Saúde da Família, aos moradores que, na sua maioria, ainda estavam dentro de suas casas. Nas calçadas e ruas os servidores da Obras já se agilizavam na limpeza das bocas de lobo, varrição das calçadas, roçada dos matos junto aos meios-fios e recolhimento de móveis e entulhos deixados nas vias públicas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Nos comércios a Fiscalização Fazendária fazia a sua parte, orientando os proprietários em relação a qualquer irregularidade. A Defesa Civil, peça importante na Administração, também se fez presente na ação. “Nossa função aqui não é repreender, e sim orientar. A ação é para trazer a Prefeitura até o contribuinte, resolvendo problemas estruturais em seu bairro. Hoje estamos recolhendo alguns entulhos deixados nas calçadas, obstruindo o passeio público. Mas estamos conversando com os proprietários e orientando que isso não é permitido. Hoje vamos recolher, mas a Prefeitura não vai permitir mais esse tipo de infração”, disse o diretor-geral da Secretaria de Obras, João Miguel.

O Resgate Social, que acompanha o Esforço Concentrado desde o primeiro dia no bairro, também fez parte do mutirão. Para a equipe, que contabiliza cerca de 50 atendimentos semanais, o trabalho não para. Segundo eles, nem sempre os acolhidos são moradores de rua. Muitos são moradores do próprio bairro, atendidos com algum tipo de vulnerabilidade, na maioria drogas e embriagues. Nesse caso a equipe de resgate presta socorro e encaminha o morador a sua residência.

A ação iniciada nesta quinta-feira, continua amanhã (18), na Rua Bom Retiro, onde as equipes seguem com o mesmo trabalho. O Esforço Concentrado, conserta, limpa e organiza a cidade. Roçada, capina e limpeza das ruas; manutenção e colocação de meios-fios, assim como conserto em calçadas e construção de rampas de acessibilidade; limpeza de tubulações e bocas de lobo; limpeza, conserto e manutenção dos pontos de ônibus, lixeiras e parquinhos infantis, em vias públicas e retirada de utensílios e móveis velhos das vias públicas, são algumas das tarefas que a ação leva à comunidade.

Click CamboriúNotíciasObrasMutirão do Esforço Concentrado invade as ruas do Bairro dos Municípios
PUBLICIDADE

Últimas notícias