• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Requalificação da Av. Santa Catarina entra em uma nova fase

Trabalhos na obra ficaram aparentes e população deve começar a sentir impactos no fluxo da via

Requalificação da Av. Santa Catarina entra em uma nova fase
Divulgação

As obras de requalificação da Av. Santa Catarina, principal acesso a Camboriú, entraram em uma nova fase a partir desta quarta-feira, dia 21. Calçadas e canteiros estão sendo retirados do local para o alargamento da via, que também conta com relocação dos postes de iluminação e demolição de muros.

Em breve também será possível observar a implantação de sistemas de abastecimento de água, drenagem pluvial e esgoto. “As máquinas chegaram, o que deixa a obra mais aparente para a população. Mas organizamos de maneira que o impacto na mobilidade urbana seja o mínimo possível”, explica o secretário de Planejamento, engenheiro Claudinei Loos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para reduzir o impacto da obra na rotina da população, a empreiteira responsável realizará os trabalhos em uma parte da avenida de cada vez. Loos esclarece como funcionará o esquema: “Definimos três trechos: da divisa com Balneário ao Portal Turístico; do Portal ao semáforo; do semáforo à ponte. Cada trecho receberá as obras de infraestrutura necessárias, como saneamento e drenagem. Quando um estiver completo, passa-se para ao próximo”.

Segundo o Loos, as etapas de trabalho foram definidas de modo que haja o mínimo possível de impacto no fluxo do trânsito. A obra iniciou em março e até aqui foram realizadas as tarefas que interferem pouco na mobilidade: levantamento topográfico do canteiro e locação da obra, desapropriações, organização e sinalização do trânsito em geral.

A partir de hoje, porém, a comunidade que trafega na via começa a sentir um pouco mais o impacto da obra. “Em breve teremos trechos em meia via e serão sinalizados os desvios. Pedimos antecipadamente desculpas à população pelos possíveis transtornos, mas é uma obra necessária para a cidade. Além disso, a urbanização e o saneamento vão valorizar os comércios e residências que ficam de fronte à avenida e no seu entorno”, reforça o secretário. O valor total da obra é de R$ 6,3 milhões.

Requalificada, a Av. Santa Catarina contará com ciclovia de ponta a ponta, para incentivar meios alternativos de transporte. De acordo com Loos, a organização do trânsito com duas pistas – tanto para ida quanto para volta –, bolsões de retorno e passeio público devem melhorar significativamente o fluxo de veículos e mobilidade urbana em geral. Com o cronograma de trabalho elaborado de modo que cause o mínimo de impacto no trânsito, a expectativa da Secretaria de Planejamento Urbano agora é de que a requalificação seja concluída em 2018.

Click CamboriúNotíciasObrasRequalificação da Av. Santa Catarina entra em uma nova fase
PUBLICIDADE

Últimas notícias