• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Paisagismo solicita auxílio da população em casos de vandalismo

Foto: Celso Peixoto
Foto: Celso Peixoto

Ações de destruição de patrimônio público ainda acontecem com frequência. E o Espaço de Paisagismo da Secretaria de Obras é um dos alvos. Frequentemente são registradas ações de vandalismo em canteiros por toda a cidade. Muitas pessoas ainda desrespeitam e estragam os espaços públicos destinados ao plantio de árvores e plantas. São comuns o atropelamento das plantas e a depredação causada por animais domésticos.

Segundo o diretor do Departamento de Paisagismo, Osvaldo Garcia, furto de mudas e até mesmo terra dos canteiros também são frequentes. Essas ações tiram a característica do canteiro e atrapalham o trabalho do departamento. A depredação diminui a durabilidade das flores, prejudicando também o cronograma de ações. “Pelo planejamento, atuaríamos em cada canteiro de três em três meses, mas, infelizmente, devido aos atos de vandalismo temos que voltar a trabalhar em cada canteiro quinzenalmente. Solicitamos a todos a colaboração e o respeito com o paisagismo da cidade, afinal esse trabalho vem para somar às diversas ações de humanização de Balneário Camboriú”, ressalta.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Vandalismo
De acordo com o artigo 163 do Código Penal brasileiro, vandalismo é crime e o autor do delito fica sujeito a prisão e multa por danos ao patrimônio público. Caracteriza-se como ato de vandalismo a adição, remoção ou modificação de conteúdo feita de forma a comprometer a integridade do patrimônio. Pichar e depredar são exemplos claros de atos de vandalismo.

O diretor da Guarda Municipal (GM), Adelcio Bernardino, alerta sobre como agir ao presenciar qualquer ato de vandalismo. “A Guarda Municipal está sempre atenta e conta também com o auxílio da população. Denúncia pelo 153 é o meio mais rápido e eficaz de ação, sendo que, por este mecanismo não é necessário identificação e qualquer pessoa pode ligar. Após a denúncia, a GM tem condições de verificar o local e abordar os suspeitos”, afirma o diretor.

Click CamboriúNotíciasObrasPaisagismo solicita auxílio da população em casos de vandalismo
PUBLICIDADE

Últimas notícias