• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Prefeito assina ordem de serviço para obras nas Praias Agrestes

Foto: Celso Peixoto
Foto: Celso Peixoto

O prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, assinou na noite de terça-feira (19) a Ordem de Serviço para o início das obras de implantação do sistema de esgoto e abastecimento de água das Praias Agrestes. O projeto prevê a instalação de 30 quilômetros de rede coletora de esgoto e 20 quilômetros de rede de abastecimento de água nas localidades de Laranjeiras, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho. A solenidade foi realizada na Base Integrada de Segurança Pública do Estaleiro e contou com a presença do promotor de Justiça do Meio Ambiente, André Mello, do vice-prefeito, Claudio Dalvesco, do diretor Geral da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), Valmir Pereira, demais secretários e autoridades do município e da comunidade, representados por presidentes de associações de moradores, como a presidente da Associação de Moradores do Estaleiro, Claudia ‘Zezé’ Wolff.

Cláudia afirmou que a implantação do sistema de água e esgoto é uma luta de muito tempo das comunidades da região. Em seu discurso ela agradeceu o prefeito Edson Piriquito pelos esforços e por “perseguir a meta e alcançá-la”. O diretor da Emasa, Valmir Pereira, explicou os trâmites que foram necessários para a legalização da obra, como as licenças ambientais, a adequação do projeto à preservação do meio ambiente e a concretização dos financiamentos através do Governo Federal, via Caixa Econômica. Dalvesco afirmou que se sentia honrado em fazer parte deste momento histórico e de integrar uma adminsitração que, desde os primeiros instantes, traçou um objetivo e o perseguiu incansavelmente.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O promotor de Justiça do Meio Ambiente, André Otávio de Mello, lembrou que 80% da população de Santa Catarina ainda não possui o benefício do saneamento básico. Segundo ele, as ações da administração pública de Balneário Camboriú são de grande importância. “Com a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a cobertura de quase 100% da área do município com rede coletora, somados à decisão de implantar o sistema nas Praias Agrestes, Balneário Camboriú é referência nacional, visto que tratar esgoto com mais de 95% de eficiência é um padrão buscado até por países mais desenvolvidos”, ressaltou.

O prefeito Edson Piriquito relatou, em seu pronunciamento, a importância do ato “alcançado com a participação decisiva de todas as forças da comunidade e a vontade política da Administração Municipal”. O prefeito afirmou que o objetivo da administração é resolver problemas cruciais, atendendo a demanda e promovendo a melhora na qualidade de vida da população. “Esta é uma luta de décadas desta comunidade. Muitos criticaram, inclusive, a decisão de investir R$ 18 milhões nesta obra, mas nós acreditamos que é melhor investir em saneamento do que deixar que uma comunidade inteira viver sob risco de doenças e desconforto, como a inexistência de abastecimento de água e rede de esgoto. Não podemos esquecer que a região sul faz parte do mapa da cidade e o mesmo sistema já foi implantado nas outras regiões”, finalizou.

Os procedimentos e serviços que dão início às obras iniciam nesta quarta-feira (20). Após a conclusão da implantação do sistema de saneamento, a região irá receber obras de pavimentação asfáltica, calçadas nos novos padrões adotados pelo município e ciclovia.

Saneamento
A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), deu início ás obras de saneamento básico em 2009, com a implantação de um sistema tecnologicamente moderno e apurado para a lagoa de tratamento. Neste período foram implantados em quase toda a região central o sistema de coleta e tratamento de esgoto, ampliação da rede de abastecimento de água, além da construção de mais um reservatório de água e da Estação de Tratamento de Esgoto.

Click CamboriúNotíciasObrasPrefeito assina ordem de serviço para obras nas Praias Agrestes
PUBLICIDADE

Últimas notícias