• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Obra para despoluição do canal do Marambaia terá recursos do PAC2

O prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, disse nesta quarta-feira (29), que estão avançadas as tratativas com a Caixa Econômica Federal (CEF) para a obtenção de recursos destinados a despoluição do canal do Marambaia e construção do molhe do Pontal Norte. O projeto prevê também urbanização e humanização do espaço público com ciclovia e passeios.

Técnicos da Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Balneário Camboriú (Compur) estiveram ontem na gerência regional da CEF para protocolar parecer favorável ao projeto por parte da superintendência do Patrimônio da União (SPU) e também do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú. O aporte financeiro é do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC-2), do Governo Federal.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A obra teve início em junho de 2010 com intervenção em vários pontos do rio “para minimizar o efeito da poluição responsável pelos pontos impróprios para banho no Pontal Norte”, disse o prefeito Piriquito. Para ele a iniciativa é primordial, já que em 47 anos de emancipação do município ninguém se propôs a esse trabalho.

O arquiteto e urbanista Enio Faquetti, que preside o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú afirma que o projeto é de suma importância para a cidade porque “devolve a ela espaço público, ao mesmo tempo em que cria dispositivos de inspeção e a consequente eliminação de pontos poluidores”. Ele afirma também que o canal Marambaia, que nasce próximo a Rua 2.500 cercanias do prédio do Colégio Vereador Santa, é importante extravasor de águas pluviais de parte da área central e do bairro Ariribá.

O projeto de qualificação através de urbanização e humanização implica na recuperação da mata ciliar de parte das margens do rio e na construção de molhe no Pontal Norte, onde deságua no mar, garantindo maior vazão especialmente em períodos de chuvas. O molhe também funcionará como atrativo para visitação turística.

Click CamboriúNotíciasObrasObra para despoluição do canal do Marambaia terá recursos do PAC2
PUBLICIDADE

Últimas notícias