• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Avenida Atlântica terá nova iluminação, drenagem e ciclovia

A Prefeitura de Balneário Camboriú deu início aos trabalhos de revitalização da Avenida Atlântica, contemplando ciclovia ampla, novos estacionamentos e reforma das calçadas. O projeto completo inclui também a drenagem pluvial em toda sua extensão – já concluída na região norte – e novo sistema de iluminação pública.

Segundo o arquiteto da Secretaria de Planejamento da prefeitura, Helvys Zermiani, no momento está sendo realizado o mapeamento do lado esquerdo da via, onde serão implantadas as novas vagas de estacionamento. Este estudo é feito quadra por quadra, respeitando o limite de largura das calçadas, que terá de 3 a 4 metros, a vegetação vigente, os restaurantes, onde estão os decks e a entradas dos prédios.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Avenida Atlântica possui hoje, um total de 380 vagas de estacionamento. A possível redução dessas vagas, em função da revitalização do sistema viário, será compensada com novas vagas em ruas perpendiculares. Ou seja, algumas ruas poderão ter sentido único e estacionamento nos dois lados da via. Na sequência, os trabalhos se concentrarão na renovação das calçadas e na criação da ciclovia e faixa de cooper, que juntas terão de 2,5 a 3 metros de largura.

A revitalização da Atlântica contempla também a construção da galeria pluvial na parte sul da avenida, com aproximadamente 2,4 mil metros, que deve começar ainda neste mês. De acordo com o prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, com a obra da parte sul, serão eliminados mais 30 extravasores, conhecidas como línguas pretas, que deságuam nas areias da praia Central. A obra tem orçamento estimado em R$ 6 milhões, que será executada com recursos próprios do município. No total, as obras de drenagem pluvial na avenida Atlântica vão eliminar os 43 extravasores de águas pluviais.

Parte da avenida também já recebeu nova iluminação, com postes mais altos e refletores bem mais potentes, o que vai garantir mais segurança, conforto e comodidade a moradores e visitantes. O novo sistema de iluminação terá 472 projetores com mil watts de potência direcionados para a areia da praia e outros 354 com 400 watts para a pista da avenida, cobrindo toda a orla da praia Central. Os primeiros ficarão a 22 metros do solo e os outros, a 10 metros.

“As obras de iluminação deixarão a praia muito mais iluminada até a zona de arrebentação”, explica o prefeito, salientando que, além da beleza, a revitalização da avenida prepara a cidade para o futuro, tendo como foco a humanização. “A Avenida Atlântica passará a contar com uma ciclovia, algo inédito, além de estacionamento e todo seu calçadão será completamente refeito”, conclui o prefeito.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasObrasAvenida Atlântica terá nova iluminação, drenagem e ciclovia
PUBLICIDADE

Últimas notícias