• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Obras são retomadas em Balneário Camboriú

calcadao2
Obras no Calçadão da Av. Central

Depois de um período de chuva intensa, diversas obras de infraestrutura foram retomadas em Balneário Camboriú. No Calçadão da Central, Avenida Brasil e Praça da Bíblia os trabalhos seguem em ritmo acelerado.

Na Avenida Brasil estão sendo realizadas obras de drenagem e revitalização das calçadas. As de drenagem , que consistem na implantação da rede coletora para captação de água da chuva, começaram na semana passada, na altura da Rua 3.712. O secretário de Obras, Valmir Pereira, explica que nesta etapa inicial as obras avançam mais lentamente, porque os operários podem instalar somente um tubo por vez. “Neste ponto (Rua 3.712) trabalhamos num espaço reduzido entre as redes de abastecimento de água e a de esgoto, por isso só podemos colocar um tubo por vez. Mas na medida em que as obras avançarem em direção ao centro, com mais espaço, poderemos trabalhar bem mais rápido”, explica Pereira.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Já entre a Avenida Alvin Bauer e a Rua 101, a construção das novas calçadas foi retomada já na última quinta-feira, quando a chuva cessou. O secretário de Obras explica que nesta obra é utilizada uma frente de trabalho por vez, devido ao movimento constante da Brasil, mas que ainda assim, a construção das calçadas avança cerca 25 metros por dia.

As novas calçadas são feitas com lajotas de concreto drenante nas laterais, que absorvem 94% de água, tornando o piso mais seco, além de ser ecologicamente correto. O centro do passeio é feito de concreto coberto por uma resina que facilita a travessia, evitando escorregões, mas livre de obstáculos. “O visual é complementado por uma faixa de piso guia ou podotátil, especial para os cegos. Este modelo foi posto em teste no mês de maio e amplamente elogiado pelos usuários”, conta o prefeito Edson Renato Dias (Piriquito).

As obras também seguem aceleradas no Calçadão, onde está sendo instalada uma galeria pluvial – que possui em torno de um metro e meio de profundidade. Além disso, já estão sendo preparadas as calhas para a distribuição da rede de telecomunicações e fiação subterrânea. “Após as obras de infraestrutura, o Calçadão terá piso de granito e um mobiliário urbano moderno, além de acessibilidade total”, explica o prefeito.

Click CamboriúNotíciasObrasObras são retomadas em Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias