• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Iniciam os estudos para a elaboração do Plano Municipal sobre a Cultura Oceânica

O Plano Municipal é um documento que fundamenta, regulamenta e orienta a proposição e execução de políticas públicas do município, para a década 2020/ 2030

O comitê formado por instituições de Balneário Camboriú para a elaboração do Plano Municipal da Cultura Oceânica, teve seu primeiro encontro na última sexta-feira, 29.abr.2022. Na pauta a elaboração de um documento que contenha as primeiras ações que deverão ser desenvolvidas no Município a curto prazo, contemplando a Década do Oceano – 2020/ 2030. No comitê representantes das secretarias, autarquias, e fundações municipais; empresas e instituições de ensino.

O Plano Municipal é um documento que fundamenta, regulamenta e orienta a proposição e execução de políticas públicas do município, para a década 2020/ 2030. Para as ações dessa década foi formado, a nível mundial, a Aliança Oceânica, que é uma rede de gestores públicos, instituições da sociedade civil e iniciativa privada, engajada e mobilizada na implementação de ações locais alinhadas às metas nacionais e globais, com foco na promoção da cultura oceânica para o desenvolvimento sustentável. O Plano Municipal atende à sociedade em todos os seus segmentos, mas será bastante trabalhado nas escolas, através de projetos e ações, difundindo essa ideia na sociedade através dos alunos, que são multiplicadores.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Conhecer a realidade socioeconômica do município é fundamental para a elaboração do Plano. Esse é o ponto de partida, pois permitirá que tal planejamento efetivamente busque superar as fragilidades existentes e dinamizar as potencialidades da cidade. O Plano deverá conter, ao longo do ano de 2022, ações locais que sejam desenvolvidas em parceria com o poder público, universidades, organizações da sociedade civil e do setor privado da região e que possam se alinhar às metas nacionais e globais. O Plano Nacional foi elaborado em 2020 e serve como parâmetro para o Municipal.

A intenção do comitê é ter, em 8 de junho – Dia Mundial do Oceano, um esboço do Plano; o esqueleto com as ações, indicadas pelas instituições participantes. Nesse esboço deverá estar especificado as ações que deverão constar no Plano, para que essas ideias sejam discutidas com o grupo nas próximas reuniões, que deverão ser semanais. “O objetivo do Plano é unir vários setores da sociedade. Há a proposta para que a Cultura Oceânica faça parte da grade curricular do Município, mas ainda está sendo analisada como será introduzida na forma pedagógica”, diz a secretária da Educação e integrante do comitê, Marilene Cardoso.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteIniciam os estudos para a elaboração do Plano Municipal sobre a Cultura...
PUBLICIDADE

Últimas notícias