Click Camboriú Notícias Meio Ambiente Fucam participa de curso de drone para uso em Monitoramento Ambiental

Fucam participa de curso de drone para uso em Monitoramento Ambiental

Ao todo, 25 servidores realizaram o curso em três etapas

Divulgação

CAMBORIÚ – Os servidores técnicos da Fundação do Meio Ambiente de Camboriú (Fucam) participaram de uma capacitação do uso de Drones nos Serviços de Engenharia e Monitoramento Ambiental, nos dias 18, 19, 20, 25 e 26 de janeiro. O evento foi organizado pela Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) e da Univali.

Ao todo, 25 servidores realizaram o curso em três etapas, iniciando com fundamentação teórica, história, legislação e princípios de voos, sensores, fotografia e fotogrametria. A segunda etapa foi a prática de campo planejamento de voo, prática em simulador, prática em campo e prática em laboratório. A última etapa será de prática de laboratório. Para a analista ambiental da Fundação do Meio Ambiente de Camboriú, Luana Sperry, o curso acrescentou o conhecimento a respeito das legislações aplicáveis para voos com drones e principalmente no que se trata ao voo em si.

Os técnicos da Fucam já usam o drone para os serviços de engenharia e para monitorar e vistoriar áreas, principalmente, casos de denúncias.

“O curso me deixou mais confiante para realizar os voos e fazer as vistorias para licenciamento ambiental no município de Camboriú. Com essa ferramenta os servidores são capazes de elaborar mapas e documentos para auxílio na análise dos processos, considerando que iremos obter imagens totalmente atualizadas dos locais que iremos vistoriar”, ressalta a analista ambiental da Fucam, Luana Sperry.

A capacitação foi administrada pelo Engenheiro Civil e Mestre em Gestão Territorial pela Universidade Federal de Santa Catarina, Guilherme Francisco Zucatelli. O curso seguiu todos os protocolos sanitários de prevenção contra a covid-19.

Sair da versão mobile