Click Camboriú Notícias Meio Ambiente Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú adotará Agenda Ambiental

Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú adotará Agenda Ambiental

Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) visa eficiência nas atividades para preservação do meio ambiente e redução de custos

Agenda Ambiental
Divulgação

Por determinação do presidente Omar Tomalih, a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú adotará a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que visa eficiência nas atividades para preservação do meio ambiente e redução de custos.

Idealizado em 1999, a A3P foi colocado em prática em 2001 e em 2002 foi distinguido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com o título de “O melhor dos exemplos” na categoria Meio Ambiente.

Atualmente sob tutela do Ministério do Meio Ambiente, a A3P possui um roteiro relativamente rígido que será seguido pelo Legislativo de Balneário Camboriú.

A Comissão Gestora, composta por servidores do Legislativo, será empossada em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente e dia Nacional da Reciclagem, em ato durante a sessão da Câmara de Vereadores.

As primeiras tarefas dessa Comissão serão:

Levantar os gastos com energia, água, materiais de escritório, entre outros;

Revisar os programas já existentes de licitação, descarte de resíduos, capacitação, saúde e segurança do servidor, qualidade de vida no ambiente de trabalho, etc.;

Avaliar os recursos físicos e financeiros disponíveis para a efetivação do programa;

Promover a conscientização de todos os setores envolvidos acerca da importância da Agenda Ambiental para a instituição.

Em 13 anos, 125 instituições municipais aderiram à Agenda Ambiental na Administração Pública. Em Santa Catarina, atualmente apenas a Câmara de Vereadores de Palhoça faz parte da Rede A3P.

A implantação da A3P terá apoio técnico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Sair da versão mobile